Seis temporadas depois – com mais de 30 episódios dedicados ao melhores cozinheiros do mundo, incluindo pasteleiros e um foco nos franceses – a série criada por David Gelb afunila o ângulo e centra-se apenas na arte do churrasco, de trabalhar os bons produtos nas brasas. Quase sentimos o sabor fumado, escusado será lembrar que em Chef’s Table a comida transforma-se em obra de arte.
Aos 85 anos, Tootsie Tomanetz é contínua numa escola, mas às sextas-feiras à noite levanta-se à uma da madrugada para daí a uma hora estar em Lexington, no Texas, para pôr a carne na brasa. Às oito da manhã abre o Snow’s BBQ e as filas são enormes. Não tem descanso desde 2008, quando ganhou o título de melhor churrasqueira, entre mais de duas mil candidaturas. A suar em bica em frente às brasas mantém a genica de um jovem.
O episódio dedicado a Lennox Hastie leva-nos numa viagem pela Austrália, sem gás ou eletricidade para cozinhar. No seu restaurante Firedoor, Lennox tem dois fornos a lenha que parecem portões para o inferno. A maturação da carne de vaca vai além dos habituais 30 dias ou dos excecionais 90, alcançando 200 dias. Chega a um nível em que a carne e a gordura se fundem, o que depois se sente no palato. Lennox é um verdadeiro “fazedor de fogueiras” que no fogo também trabalha alfaces, cocos e até pastelaria.
Para Rodney Scott fazer o seu churrasco só precisa de arame para as cercas e um machado. Depois é vê-lo manobrar em cima das brasas um porco inteiro, sem cabeça, todo espalmado de barriga para baixo. O fumo e o aroma do fogo a lenha dão um toque diferente e especial ao que faz em Charleston, na Carolina do Sul.
Rosalía Chay Chuc não tem um restaurante. É pela casa adentro desta maia indígena que Chef’s Table entra para revelar o que de mais antigo se faz em Yaxunah, na península de Yucatán, no México. Lugar onde os maias indígenas ainda cozinham como há mil anos, no “pib”, o forno subterrâneo. Há milhares de tacos, mas o “cochinita pibil” de Rosalía, com as tortilhas de milho artesanais e a carne de porco desfiada, depois de cozinhada lentamente durante toda a noite na terra é de deixar-nos com água na boca. Até parece que cheira a fumo na sala.
Chef’s Table: BBQ > Estreia 2 set, qua > Netflix