Quem passar junto à Quinta da Boa Vista, na Maia, dificilmente perceberá o que se esconde por detrás dos muros desta propriedade de oito hectares, pertencente à família Gramaxo e que remonta ao século XVII. Num edifício branco, desenhado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira, entre choupos e árvores de grande porte, funciona o museu-sede da Fundação Gramaxo, constituída em 2013 para “fomentar as artes e a cultura”.
É uma espécie de “mini-Serralves na Maia”, compara Jorge Gramaxo, diretor da fundação, ambicionando que este novo lugar cultural se torne um “valor acrescentado para a comunidade.” Com duas exposições – uma coletiva de arte contemporânea, Cores vistas de dentro para fora, e outra permanente (com curadoria do próprio Siza Vieira), constituída por obras do acervo pessoal da proprietária, Maria de Fátima Gramaxo –, o museu vai dividir-se entre arte, colecionismo e arquitetura, relacionando-se com o parque, que foi outrora uma quinta agrícola.
Na mostra temporária, comissariada por Maria de Fátima Lambert, e que pode ser vista até maio, as obras de 13 artistas portugueses (Graça Pereira Coutinho, Zulmiro de Carvalho, Susana Piteira, Filipe Romão, Cristina Ataíde, Francisco Laranjo, entre outros) e de dois estrangeiros (Wanderson Alves e Lucia Vallejo) são inspiradas na paisagem que irrompe pelas grandes janelas rasgadas por Siza. Fotografia, pintura, escultura e instalação observam-se em peças contemporâneas feitas em vidro soprado, ráfia, tecido ou mármore.
Já na coleção permanente, viaja-se entre pintura, mobiliário, artes decorativas e, futuramente, joalharia, dos séculos XV a XIX, através de obras de Aurélia de Sousa, Vieira Lusitano, Tomás da Anunciação, Silva Porto ou Columbano Bordalo Pinheiro. Além da visita livre às exposições, o museu tem agendadas visitas guiadas (sábados, às 11h), oficinas educativas para crianças e concertos de música no auditório e no parque, cujo exterior tem acesso diário e gratuito.
Fundação Gramaxo > R. Conselheiro Costa Aroso, 601, Maia > Parque: seg-dom 10h-23h > grátis > Museu: sáb–dom 10h-13h, 14h-18h > €3,50, €5 (visitas guiadas) > fundacaogramaxo.com