São 12 as Aldeias Históricas que se dão novamente a conhecer na 4ª edição do ciclo “12 em Rede 2020”, mostrando o melhor que o interior de Portugal tem para oferecer, e convidando tanto residentes como visitantes a embarcar numa viagem no tempo. Este ano, na sequência do contexto atual de pandemia, a participação será limitada, mas todas as atividades serão transmitidas em streaming, através das páginas oficiais de Facebook e de Instagram.
A iniciativa, promovida pela Associação de Desenvolvimento Turístico Aldeias Históricas de Portugal, revela-se “determinante na preservação da cultura e identidade destas aldeias, e permite passar o seu ADN a outras gerações fazendo-o perdurar no tempo”, diz Dalila Dias, a coordenadora.
O ciclo decorrerá de setembro a novembro, às sextas, sábados e domingos, realizando-se durante um dia em cada uma das 12 aldeias: Almeida, Belmonte, Castelo Mendo, Castelo Novo, Castelo Rodrigo, Idanha-a-Velha, Linhares da Beira, Marialva, Monsanto, Piódão, Sortelha e Trancoso. A primeira a receber a festa, já neste domingo, 6, é Castelo Rodrigo, sob o tema Exodus, com as raízes e a herança judaica como pano de fundo, visto que a comunidade ali se refugiou na Península Ibérica. A programação é variada, podendo contar com visitas guiadas (10h30, limitada a 20 pessoas), provas gastronómicas e vinícolas (o chefe Álvaro Costa cozinha às 13h), um concerto com os Al’Fado (17h, transmitido online) e ainda poesia ao pôr do sol (19h45).
Cada uma destas iniciativas é realizada num espaço de relevância patrimonial e expressa-se através de artes performativas, provas gastronómicas com alguns chefes de cozinha de renome, como Tiago Bonito, Estrela Michelin, que estará em Linhares da Beira (12 set), mostras audiovisuais, espetáculos de teatro e concertos de música, onde se incluem artistas como Capicua (2 out, Castelo Mendo), The Legendary Tigerman (12 set, Linhares da Beira), Katia Guerreiro (26 set, Marialva) ou Noiserv (4 out, Piódão).
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2020/09/Linhares17-1600x1066.jpg)
O objetivo deste ciclo continua a ser o de divulgar o património cultural material e imaterial destes lugares escondidos no interior. Dalila Dias diz que manter a sua realização foi crucial por diversas razões, desde logo para “manter a animação regular neste território e também para dar um encorajamento ao setor do turismo que foi fortemente avassalado neste contexto de pandemia”. No fundo, também o 12 em Rede – Aldeias em Festa, servirá de “estímulo para reavivar a economia local, além do próprio setor das industrias culturais e recreativas”.
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2020/09/Marialva3-1600x1066.jpg)
Outras festas se seguem até novembro. Linhares da Beira vai transportar-nos até 1169, Belmonte exalta a figura de Pedro Álvares Cabral e, em Marialva, o destaque vai para o importante papel que as mulheres daquela aldeia desempenharam na herança patrimonial e cultural. Já em outubro, Castelo Mendo continua a destacar a figura feminina, em Almeida e em Piódão relembram-se as aventuras dos utilizadores da sinuosa Estrada Real, em Sortelha é relembrada a Lenda do Beijo Eterno, enquanto que em Castelo Novo se aproveitará o ambiente sonoro da aldeia. Por fim, no último dia de outubro viajar-se-á no tempo em Idanha-a-Velha, enquanto que em Monsanto (7 nov), a fechar o ciclo, se descobrem os sabores, as histórias e os ritmos dos adufes.
Calendário do ciclo “12 em Rede – Aldeias em Festa 2020“
![](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2020/09/Trancoso3A-1600x1066.jpg)
Exodus > Castelo Rodrigo > 6 set
Era uma vez em 1169 > Linhares da Beira > 12 set
Por Terras de Cabral > Belmonte > 19 set
Bandarra – O Sapateiro Contador de Histórias e Futuros > Trancoso > 25 set
As Mulheres de Marialva > Marialva > 26 set
D. Mendo, a Donzela que se fez Varão > Castelo Mendo > 2 out
Almeida, 1843 > Almeida > 3 out
A Estrada Real > Piódão > 4 out
Beijo Sem Fim > Sortelha > 17 out
A Fonte da Gardunha > Castelo Novo > 24 out
Nas Terras do Rei Wamba… Há Sementes! > Idanha-a-Velha > 31 out
Histórias da Aldeia: Entre a Noite e a Madrugada > Monsanto > 7 nov
Mais informações: www.aldeiashistoricasdeportugal.com