
O bairro operário da Vista Alegre nasceu em 1824
1. Bairro operário
Passear pelo bairro operário da Vista Alegre é fazer uma viagem ao século XIX, ao ano de 1824, data em que José Ferreira Pinto Basto, fundador da fábrica de porcelanas, construiu este aglomerado de edifícios com o objetivo de alojar os operários fabris e restantes funcionários aqui deslocados para trabalhar. Numa visita guiada, é possível ouvir histórias deste lugar, contadas na primeira pessoa pelo senhor Duarte, que lá trabalha e viveu (€5, necessária marcação pelo 234 320 628). Considerado inovador à época, era autossuficiente e tinha corpo de bombeiros, escola básica, posto de saúde, teatro, capela e campo de jogos (onde jogava o Grupo de Foot-Ball da Vista Alegre, atual Sporting Clube da Vista Alegre ainda com sede ali).
2. Fábrica
Para descobrir a centenária fábrica de porcelanas da Vista Alegre, fundada em 1824, é preciso realizar uma visita guiada. Só assim se conhecem alguns segredos, o processo de fabrico das peças, da fase inicial à final, e os recantos das instalações fabris de onde continuam a sair verdadeiras obras de arte, algumas com lugar em museus como o de Arte Moderna de Nova Iorque. Destaque para a secção de pintura artística manual.

A visita guiada à Fábrica da Vista Alegre inclui a passagem pela secção de pintura manual, uma das mais interessantes. É aqui que se pinta à mão, por exemplo, a coleção Aves de Portugal, uma série númerada e limitada a 250 exemplares
3. Museu
A recolha das mais de 30 mil peças que compõem o espólio museológico do Museu da Vista Alegre começou em 1881. O museu foi criado em 1920, mas só abriu portas ao público na década de 60 do século passado. Atualmente, após obras de ampliação e remodelação, volta a contar a história da fábrica, a evolução da estética da marca e a exibir peças emblemáticas. O edifício da creche, também intervencionado, passou a ser uma extensão e polo educativo do museu. É possível fazer visitas livres e guiadas (a partir de €2,40).
4. Teatro
Criado em 1826 com o objetivo de proporcionar entretenimento cultural aos operários da fábrica, aqui teve origem o Grupo de Teatro Ribalta. Depois de profundas obras de requalificação, que mantiveram a traça antiga do edifício e características interiores da sala, o teatro da Vista Alegre voltou a receber artistas e espectadores. Está integrado na rede de centros culturais do município de Ílhavo, e começa agora a ter programação regular de teatro, música e dança. Destaque ainda para a pintura de Palmiro Peixe, descoberta numa das paredes durante a reabilitação.
Durante a reabilitação do Teatro da Vista Alegre foi descoberta numa das paredes uma pintura de Palmiro Peixe. O teatro tem capacidade para 176 pessoas
José Alfredo
5. Capela de Nossa Senhora da Penha de França
No primeiro fim de semana do mês de julho, milhares de pessoas deslocam-se até ao bairro operário da Vista Alegre para celebrar a festa em Honra de Nossa Senhora da Penha de França, padroeira da fábrica. Construída em finais do século XVII e classificada como monumento nacional, a Capela de Nossa Senhora da Penha de França recuperou o esplendor depois das obras de recuperação. Pode ser visitada durante as visitas organizadas pelo Museu da Vista Alegre e por altura dos serviços religiosos.
No interior da Capela de Nossa Senhora da Penha de França existem três altares, o principal é dedicado à Senhora da Penha de França, os outros são dedicados ao Mistério da Conceição e ao Mistério e Título do Rosário
José Alfredo
6. Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel
De frente para o rio Boco, no Lugar da Vista Alegre, inaugurou em novembro de 2015, o hotel de cinco estrelas Montebelo Vista Alegre Ílhavo. Tem a história da marca e do seu fundador incorporada na decoração dos três pisos da área nova, mais moderna que a do Palácio, a antiga residência do fundador da Vista Alegre, e onde estão dez dos 82 quartos do hotel.
O Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel inaugurou em 2015, com cinco estrelas
José Alfredo
7. Lojas
Vista Alegre, Outlet e Bordallo Pinheiro são as três lojas abertas ao público no Lugar da Vista Alegre, onde podem comprar-se quase todas as peças das marcas da casa – incluíndo as que nascem ali mesmo, nas residências artísticas do ID Pool – International Design Pool, o laboratório criativo da Vista Alegre.

A Bordallo Pinheiro é uma das três lojas no Lugar da Vista Alegre
Lucília Monteiro