Lá do alto, dos terraços da Casa da Moira, avistam-se um braço da barragem do Maranhão e, mais ao longe, a serra de São Mamede. Peça-se um copo de vinho e aprecie-se a paisagem e o sossego, na companhia da simpática Menta, a cadela da casa. Neste alojamento, no centro histórico de Avis, junto da muralha medieval, o serviço é informal, o ambiente é familiar e a disponibilidade dos proprietários, o casal João e Maria João Tenreiro, faz a diferença. “Somos nós que recebemos os hóspedes, estamos discretamente por perto e gostamos de uma boa conversa noite fora”, dizem. A vila alentejana já fazia parte das suas vidas – “vínhamos para casa de uns amigos, gostávamos muito da zona” –, até que o casal decidiu comprar casa própria, a primeira que daria lugar a este projeto. “De início, era só para nós, para a família e os amigos; só depois surgiu o alojamento.”
A Casa da Moira tem, atualmente, 11 quartos e divide-se por dois edifícios nobres – um do século XVII, outro do século XIX –, no Largo Dr. Sérgio de Castro. São suítes espaçosas e confortáveis (há, inclusive, uma suíte duplex), com zonas de estar e tetos trabalhados. Os hóspedes têm à disposição as áreas comuns das duas casas: os tais terraços com sofás confortáveis, salas de estar aconchegantes, algumas com lareira, cantos de leitura e um salão de jogos.
No inverno, saberá bem um jantar no casão (feito a pedido, com pratos da região); no verão, privilegiem-se as refeições ao ar livre ao pequeno-almoço, composto por granola caseira, sumos naturais, pão regional e outras iguarias, e ao almoço, com propostas leves. E se, quando está calor, a piscina convida a banhos, escreva-se que também aqui se organizam passeios de barco nas águas da barragem do Maranhão, a bordo de uma embarcação própria. Afinal, há que aproveitar tudo o que a Casa da Moira tem para oferecer de melhor.
Casa da Moira > Lg. Dr. Sérgio de Castro, 1, Avis > T. 242 412 059 > a partir €140
Pontos a explorar
Centro Interpretativo da Ordem de Avis No antigo Convento de São Bento de Avis, traça-se a história da Ordem Militar de São Bento de Avis e destaca-se a importância da vila alentejana através dos séculos. Ter-sex 10h-13h, 14h-16h, sáb 10h-12h30, 13h-15h30
Clube Náutico de Avis Na margem da albufeira do Maranhão, há praia fluvial, piscinas, parque infantil e de merendas, ancoradouro e restaurante.
Tasca do Montinho A cinco quilómetros de Avis, no Alcórrego, serve comida tradicional alentejana, dos torresmos bem fritinhos à sopa de tomate com ovo escalfado, costeletas de borrego fritas, carnes de porco–preto grelhadas, migas e pratos de caça, por encomenda. T. 242 412 954