Por estas semanas, Francisca Prieto, uma das donas da INDIE, not a bookshop, anda muitíssimo entusiasmada – e atarefada – com os clubes de leitura. “É uma área onde estamos a entrar agora. Ainda não com um clube próprio, mas através de diferentes apoios.” Sejam eles de sugestão de livros ou de criação de conceitos, identidades ou carimbos, por exemplo. “Acredito que ler faz muita diferença na vida de uma pessoa”, justifica. Os livros sempre fizeram parte da sua vida e, depois de dar à Cidadela de Cascais um dos projetos literários mais interessantes da vila, a Déjà Lu, só com livros em segunda mão, partiu para uma segunda livraria independente, também dentro da fortaleza.
A INDIE, not a bookshop foi idealizada pela mesma dupla da livraria vizinha, Francisca Prieto e Maria Faria de Carvalho e está de portas abertas desde outubro de 2020. “Tínhamos uma série de ideias mirabolantes impossíveis de se coadunarem com aquela lógica”, explica, e, com um espaço deixado livre por uma galeria de arte, decidiram apresentar ao Hotel Pestana, concessionário do espaço, a ideia de criação de um hotel literário – em paralelo com um caminho ligado aos livros que anda a ser trilhado na vila pela Fundação Dom Luís. “Aqui, apostamos em três áreas distintas: os livros autografados, os de língua inglesa e os que ninguém sabe que existem.” Assinaturas são, sobretudo, de autores portugueses, havendo também a hipótese de conseguirem livros com dedicatórias; literatura inglesa vai muito além dos best-sellers; e a mesma teoria seguem na procura de obras que não são necessariamente as últimas novidades do mercado. Como é feita a seleção? “São as nossas recomendações do coração, pesquisamos os livros premiados lá fora, cruzamos shortlists de prémios e até os livros recomendados pelos clientes”, aqui conhecidos como os indies. Têm também um projeto chamado A Caixa fora da Caixa, o envio mensal de um livro especial e outras surpresas (€28).
À literatura, espalhada por duas salas, juntam-se alguns produtos, como tote bags, posters, cadernos e outros jogos, a fazer lembrar uma boa loja de museu. É ir – e com tempo, recomenda-se.
INDIE, not a bookshop > Cidadela Art District > Av. Dom Carlos I, Cascais > T. 92 410 4489 > ter-dom 11h-19h