A Jazz Messengers, dentro da livraria Ler Devagar, na Lx Factory, já reabriu e lá dentro está o melhor do jazz em formato vinil, cd ou livro. “Em Lisboa, não existia uma loja de discos onde a oferta de jazz fosse significativa, por isso criámos este espaço independente com atendimento especializado, que tanto vai ao encontro dos melómanos como de outros públicos, menos familiarizados com este estilo musical”, explica Carla Aranha, a porta-voz deste projeto que une a Distrijazz (representante de vários catálogos de música jazz) e a Jazz Messengers, em Barcelona, uma referência na área, há cerca de 30 anos.
Até ao final de maio, a loja só abre de quinta a domingo, no mês de junho volta ao horário normal. A inauguração oficial esteve marcada para o dia 13 de março, uma festa que incluía jazz ao vivo, mas que teve de ser cancelada devido à pandemia. “Abrimos no início de março, devagarinho, só deu por nós quem veio cá acima, ao primeiro andar. Depois tivemos de fechar”, conta Carla. A Jazz Messengers está ao fundo do corredor do primeiro andar da Ler Devagar, paredes-meias com o bar de cerveja artesanal.
Nas prateleiras, uma seleção de vinis capta o olhar pela diversidade e pela beleza das capas, mas também pela raridade. É o caso da edição especial da Resonance Records, uma caixa de LP com as primeiras gravações de Nat King Cole (1936-1943), para a qual Carla chama a atenção. “Temos cerca de quatro mil títulos, em vinil e CD, das editoras ECM, Tzadik, Blue Note, Polysom e Pure Pleasure, entre os quais há estas preciosidades.” A Jazz Messengers aposta no vinil, “um formato que continua a ter muita procura”, nota Carla, e que está em destaque na parte central da loja.
Em caixas de madeira e divididos por vários estilos, encontram-se artistas como “o muito especial” Arthur Verocai, “nome importante do jazz brasileiro”, Bill Evans, e o saxofonista e compositor norte-americano Kamasi Washington, entre muitos outros. A oferta inclui, também, promoções, vinis em segunda mão, livros e novidades. Em breve, vão ter uma agenda de concertos, lançamentos e encontros à volta do jazz, num convite para ouvir e descobrir este estilo musical.
Jazz Messengers > Lx Factory > R. Rodrigues Faria, 103, Ed. G 0.3, Lisboa > T. 21 364 0534 > qui-dom 15h-19h (maio); seg-dom 11h-20h (a partir de junho)