A ideia surgiu-lhe durante o primeiro confinamento: “Andei a entregar peixe aos clientes e percebi que não havia um serviço que o vendesse à posta”, conta Vasco Coelho Santos, chefe dos restaurantes Euskalduna e Semea, no Porto – este último, tome nota, muda-se, por estes dias, para o Cais das Pedras. Na zona do Aviz, a Peixaria by Euskalduna distingue-se das habituais. Senão vejamos: na vitrina, onde não entra gelo, alinham-se ostras, mexilhão, ouriços-do-mar, percebes e exemplares de tamboril, atum, sargo e rodovalho que podem ser comprados “ao corte, à posta, filetados sem espinhas”.
Nos azulejos de cerâmica que revestem as paredes da loja – um projeto do Atelier Mapa –, escrevem-se os nomes e os preços dos peixes, mariscos, moluscos e bivalves, que chegam de Peniche ou das Berlengas (à terça), do Algarve ou dos Açores (à quinta e ao sábado), de pesca à linha ou de rede. Atrás da banca, estão três cozinheiros do grupo: Hélder Figueiredo, Fátima Silva e Rafaela Gonçalves que, além de arranjarem o peixe e o marisco, aconselham o cliente sobre as diferentes formas de os cozinhar.
Pode ainda levar caldos já prontos para fazer um arroz e, em breve, também sapateira recheada e polvo pré-cozinhado a vapor. Daí que Vasco Coelho Santos prefira chamar-lhe “uma boutique moderna de peixe”, onde não entra plástico – o peixe vai embrulhado em papel ou caixas biodegradáveis.
Peixaria by Euskalduna > R. José Gomes Ferreira, 191, Porto > T. 93 648 1062 > seg 14h-18h, ter-sex 10h-19h, sáb 10h-14h