“Decidi fazer uma marmelada que fosse um pouco diferente da clássica, mas que nos desse o mesmo prazer e sabor a outono. Como também estamos a entrar na época das abóboras, nada melhor do que juntá-los. Acho que não é por acaso que certos alimentos estejam no seu esplendor na mesma altura do ano. Apesar de não levar açúcar refinado, esta marmelada é doce e consistente como a clássica. Leva abóbora e marmelos para dar consistência, mel e tâmaras para adoçar e nozes e especiarias para lhe dar ainda mais nutrientes e sabor. Se for criativo, pode usar esta marmelada em vários tipos de receitas e não só no pão. Fica muito boa em molhos, coberturas de bolos, biscoitos ou sobremesas.” Sofia Paixão, autora do blogue GlutenFree com Paixão
Ingredientes
2 abóboras pequenas (ou 400 g de abóbora sem casca)
4 marmelos
Sumo de meio limão
3 colheres de sopa de sementes de chia inteiras ou moídas
2 colheres de sopa de sementes de linhaça moídas
4 tâmaras sem caroço (eu prefiro as tâmaras Medjool porque são mais doces e macias)
160 ml de mel
Noz-moscada a gosto
1 colher de sobremesa de canela em pó (opcional)
1 mão cheia de nozes
Preparação
1.Pré-aqueça o forno a 180°C.
2. Num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal coloque os marmelos, com a casca e sem caroços, cortados em quartos.
3. Corte as abóboras ao meio, retire as pevides e coloque-as também no tabuleiro, com a casca virada para cima.
4. Leve ao forno durante uma hora.
5. Retire do forno e, com a ajuda de uma colher, tire a polpa das abóboras e coloque-a juntamente com os marmelos (com casca) num liquidificador ou num processador de alimentos.
6. Junte as sementes, o sumo de limão, as tâmaras, a canela, a noz-moscada, o mel e triture até obter um creme.
7. Prove: se gostar da marmelada ainda mais doce, junte mais mel e volte a triturar.
8. Por fim, junte as nozes e triture mais um pouco de forma a ficarem em pedaços e não totalmente desfeitas. Coloque a marmelada em tacinhas e cubra com papel vegetal. Guarde no frigorífico durante cerca de 30 dias.