
“Claro que este não é um tiramisù tradicional, mas as camadas de bolo e o aveludado mascarpone com baunilha remetem‑nos para a sobremesa que todos conhecemos e adoramos. As cerejas, o limoncello e o chocolate branco oferecem‑nos uma sobremesa mais leve que é um verdadeiro deleite, inspirada nos longos dias de verão da costa amalfitana.” Jamie Oliver
Para 8 pessoas
45 minutos, mais o tempo para refrigerar
Ingredientes
2 laranjas
200 ml de limoncello
4 c. de sopa de mel líquido
200 g de palitos de champanhe
200 ml de café expresso
de boa qualidade (frio)
250 g de marcarpone
250 g de iogurte natural
1 c. de chá de pasta de baunilha
250 g de cerejas maduras
Azeite virgem extra
100 g de chocolate branco (frio)
Preparação
Com a ajuda de um descascador manual, corte a casca das laranjas em tiras para um tacho pequeno. Adicione o sumo das 2 laranjas, 100 ml de limoncello e 2 colheres de sopa de mel, e deixe ferver em lume médio até obter uma calda espessa.
Cubra a base de uma taça com 24 cm de diâmetro com metade dos palitos de champanhe (alternativamente, pode usar as aparas da massa da minha receita de babá ao rum de Amalfi, da pág. 352, arranjando assim uma boa desculpa para fazer as duas sobremesas!).
Misture o café frio com o restante limoncello, regue a camada de palitos de champanhe com metade desta mistura e comprima levemente para ajudar os palitos a ficarem ensopados.
Bata o mascarpone, o iogurte, a pasta de baunilha e as 2 colheres restantes de mel até obter um preparado suave e coloque metade na taça numa camada uniforme.
Retire o caroço às cerejas e corte a polpa em pedaços sobre o mascarpone. Disponha por cima os restantes palitos de champanhe, regue‑os com o restante café e termine com uma última camada de mascarpone.
Deite a calda e a casca de laranja caramelizada por cima do tiramisù, e regue com um fio de azeite virgem extra. Tape a taça e guarde no frigorífico durante pelo menos 4 horas, ou de um dia para o outro.
Para finalizar, polvilhe com raspas ou aparas de chocolate branco.
