Bem localizado, na periferia de Braga, do lado norte, a dois passos da cidade mas já inserido na paisagem rural minhota, à beira do rio Cávado, o Elvira Restaurante é uma referência da gastronomia regional. Aos atrativos do lugar somam-se os das instalações amplas, modernas, confortáveis, com uma certa sofisticação, e os da cozinha tradicional portuguesa com produtos e culinária de qualidade assinalável. O acesso é fácil, saindo de Braga em direção a Palmeira e seguindo pela Rua da Marginal até ao local onde se vê um letreiro a indicar o acesso ao restaurante e a entrada em Adaúfe. Mas convém ir sem pressa a fim de apreciar a paisagem.
A comida, feita ao momento, é farta e saborosa, na melhor tradição regional, e boa parte das propostas da ementa são para duas pessoas, mas dão para três, incitando à presença familiar ou em grupo. Nas entradas, os bolinhos de bacalhau e os rissóis de carne, uns e outros de textura suave e sabor intenso, merecem atenção, que também é reclamada pela salada de bacalhau e pelos bifinhos de porco preto, ambos pela qualidade dos produtos e dos temperos.
Nos pratos principais assinala-se a importâncias dada ao peixe: arrozes de robalo e de tamboril, ambos com gambas de bom calibre e perfeitos na qualidade dos ingredientes e nos tempos de cozedura; arroz de grelos com filetes de polvo, igualmente bem feito (o arroz solto e grosso, o polvo macio); bacalhau “à Elvira”, que é “à Narcisa” em versão melhorada, e bacalhau assado na brasa, ambos de postas altas que se abrem em lascas lustrosas e cheias de sabor.
Do lado das carnes, o taco do lombo e a costeleta de vitela valem pela qualidade da carne e pelo saber de quem a grelha na brasa e a deixa tenra e rosada, vindo o taco com batatas e grelos e a costeleta com puré de legumes com batata-doce; o cabrito assado à maneira regional com as batatinhas e o arroz de forno é a atração dos domingos. Outro prato emblemático é o bacalhau anónimo (no forno), que só se faz por encomenda.
Doçaria caseira muito apelativa, como o pudim Abade de Priscos, a nata de chila, o bolo de chocolate quente e, sobretudo, as rabanadas. Boa garrafeira com diferentes vinhos a copo todos os dias. Serviço eficiente e simpático.
Elvira Restaurante > Palmeira, A. da Marginal, Adaúfe > T. 253 628 938 > seg-sáb 12h-15h30, 19h30-23h, dom 12h-15h30 > €35 (preço médio)