Em Lisboa, à boleia Rota de Tapas Estrella Damm, que a partir desta quinta-feira, 6, “invade” 35 bares e restaurantes dos principais bairros, haverá tapas de tortilha espanhola com salmorejo para provar no restaurante Velha Gaiteira, junto à Sé. No Prego da Peixaria, no Príncipe Real, podem ser apreciadas tapas de tártaro de salmão do prego. E, ali bem perto, a dois passos do Cais do Sodré, no Storik, a escolha recai num corneto de chouriço. Estes são apenas três petiscos que, até ao próximo dia 23, vão chegar à mesa na companhia de uma cerveja Estrella Damm (cerveja criada em Barcelona, em 1876, e distribuída em Portugal pela Sumol+Compal desde 2012), a promotora desta iniciativa com duas edições por ano (a primeira acontece na primavera).
Para facilitar as viagens entre os diferentes bairros, e à semelhança das edições passadas, será disponibilizado transporte em tuk tuk (existem três terminais, um na Sé, outro na Rua Garrett, junto à livraria Bertrand, e outro ainda no Miradouro São Pedro de Alcântara) para quem tiver, pelo menos, dois carimbos de participação no passaporte que é fornecido em cada um dos restaurantes ou bares participantes.
No Porto, a rota inclui a degustação das tapas com sabor a pica-pau à Trinkas, no Trinkas Petisqueira, de presunto com tomate, no Lareira, e a de crocante de alheira, na Tasca das Tapas. No total participam 29 restaurantes e bares desta cidade.
Por fim, em Braga, a terceira cidade por onde a 8ª edição da Rota de Tapas Estrella Damm vai passar nas mesmas datas (em 20 restaurantes), haverá lulinhas na chapa, no Destilado, croquete de choco, no Twine Wine &Tapas e gambas ao alho, no Kava Café.
Em todos os 84 restaurantes e bares aderentes, a regra é sempre a mesma: uma tapa devidamente acompanhada por uma cerveja Estrella Damm (0,25l), uma combinação que custa 3 euros. Nesta edição, toda a campanha de promoção da Rota das Tapas, incluindo os desenhos que podem ver-se à volta da garrafa de cerveja (monumentos ou construções características das cidades onde a iniciativa se realiza), é da autoria de Douglas Cardoso, tatuador e ilustrador residente da loja lisboeta El Diablo, que também participou na competição internacional Young Lions, em Cannes, no festival Indie de Lisboa e nas Sardinhas de Lisboa. Falta o final: vai uma tapa e uma cerveja bem fresca?
Confira a lista de participantes
Lisboa
Tapas do Bairro
A Muralha Tasca Típica
Limoncello
Reviravolta
Esplanada Príncipe Real
Velha Gaiteira
Storik
Chiado Terrasse
Gallassa Café
Tapas Bar 52
Maruto
Mercearia Tosta
Tapa Bucho
Bicoprego
Prego da Peixaria
Soul Coffe
Oficina do Duque
Ti Camila
Trilogy
Pão à Mesa
Arco da Velha
Carinho do Vinho
Navegadoors
Clube do Bacalhau
Koppu
Os Bons Malandros
Tapas Bar 47
O Galhardo Tapas
Em Alta na Baixa
Cachorro à Portuguesa
O Cofre
Deli
Adega do Manel
Porto
Porta O Lado
3 Hyôshi
Trinkas Petisqueira
Oporto GT Baixa
Casa do Carmo
Lareira
O Caçula
Mangá, Sushi House
Mão Travessa
Tasca das Tapas
100 Contos
Vera Cruz
Presto Pizza da Cedofeita
Bom de Sal
Ària 23
Zé do Prego
Sins Sandwich
Bar Máximo
Café Lusitano
Estretanto Bar Bistro
Almada Minha
Presto Pizza da Baixa
Horta do Pombo
Restaurante à Parte
Picota
SOS Seafood
Tasca Caseira
Canto Doce
Braga
Bar da Esquina
Restaurante Diana
Bracara – Degusta
Destilado
Palatu – Taperia
Tábuas, Copos & Outras Cenas
Púrpura Salgada – Sushi & Tapas
Twine Wine & Tapas
Champanheria de Janes
Caldo Entornado
Manuel dos Vinhos
Dona Petisca
Pátio da Sé
Café Snack Bar Porta Nova
O Arco
Kava Cafe
Pregaria da Sé
Pastéis de Chaves
Restaurante Pedralva
Febre do Desporto