
O jardim das Caves Churchill’s serve, até outubro, três vinhos em prova
Lucília Monteiro
As caves da mais jovem das companhias britânicas de vinho do Porto, a Churchill’s, não se encontram logo à primeira. É preciso percorrer as ruas antigas e inclinadas de Vila Nova de Gaia e sair da zona mais turística, para dar com elas, logo depois de uma curva. Ora, o que aqui nos trouxe desta vez não foi o centro de visitas, aberto há cinco anos – e que, garantem-nos, tem aumentado o número de visitantes –, mas antes um pequeno jardim situado nas traseiras das caves, com vista para o rio Douro. “São 800 metros de terreno que fazem parte da propriedade. Estava ao abandono e resolvemos abri-lo ao público”, conta-nos Maria Emília Campos, CEO da Churchill’s, enquanto caminhamos pelo empedrado da rua.
O jardim está abaixo das caves e oferece uma vista fabulosa sobre o rio Douro. Até outubro, pode sentar-se nos bancos das quatro mesas corridas a saborear os vinhos que a Churchill’s tem em prova, acompanhados de azeite da Quinta da Gricha com pão, pataniscas de bacalhau feitas pela Dona Lurdes (a cozinheira das caves), chouriço assado, queijo da serra ou amêndoas torradas do Douro. “A ideia é que as provas no jardim sejam uma extensão do centro de visitas”, reforça Maria Emília Campos. E que bem sabe, com esta vista, provar o Dry White 10 anos (o mais icónico da marca), o Reserve Port e o 10 Years Old Tawny Port.

Os vinhos podem ser acompanhados por amêndoas torradas ou queijo da serra
Lucília Monteiro
Até final de julho, contudo, a ementa é mais composta e servem-se petiscos preparados por Tiago Santos, um chefe de 32 anos que passou pelas cozinhas de Rui Paula e de Ricardo Costa e que se prepara para abrir, juntamente com Max Graham, 29 anos, o Bar Douro, em Londres, na Flat Iron Square. Nas últimas semanas, o jardim da Churchill’s serviu, aliás, para Tiago Santos testar alguns dos petiscos portugueses que hão de vir a conquistar Londres como as costeletas de porco bísaro, o queijo Serra da Estrela, as asinhas de frango, as sardinhas em conserva ou o polvo com batata-doce. Em setembro e outubro, Maria Emília Campos espera trazer para o jardim um outro projeto de cozinha pop up. Porque, até que o bom tempo se mantenha, sabe bem aqui vir olhar o rio Douro e ver os barcos rabelos passar.
Jardim de verão da Churchill’s > R. Fonte Nova, 5, Vila Nova de Gaia > T. 22 370 3641 > seg-sáb 9h30-18h30 > €5 (prova de três vinhos)