Um olhar atento às ementas dos restaurantes que participam na 6ª edição do Algarve Chefs Week, a decorrer até ao próximo domingo, 15, denuncia uma iguaria – o ceviche, um prato feito com peixe cru marinado em sumo de laranja, limão ou outro citrino.
Apesar de ser originário da América Latina, mais precisamente do Peru, o ceviche foi a sugestão escolhida pelos 12 chefes de cozinha para representar a edição deste ano do Algarve Chefs Week. “São ingredientes que se encontram também no Algarve, onde estão todos os restaurantes de hotéis de cinco estrelas que aderiram a esta iniciativa e que se estendem desde a zona do Carvoeiro até à Praia Verde, já bem perto Espanha”, diz César Coelho, gestor de marketing e comunicação do Pine Cliffs Hotel, um dos participantes que, até domingo, 15, apresenta um menu especial por 30 euros (inclui uma entrada, prato principal e sobremesa).
Cada ceviche é confecionado com peixes e ingredientes diferentes. No restaurante Moonlight, no hotel Nau Salgados Palace, o chefe de cozinha José Leitão serve um ceviche de corvina em leito de tomate, bolo de milho, cebola agridoce envolta em alga nori, pickle e aroma de coentros. Já Osvalde Silva, do restaurante Louro, no Conrad Algarve, faz um ceviche de garoupa, algas, gamba da costa, batata roxa e chili. A proposta de David Domingues, do À Terra, no Praia Verde Boutique Hotel, é composta por um ceviche de peixe do mercado, puré de cenoura e aipo, arroz crocante e óleo de baunilha.
A par destes pratos frios, diversos pratos de carne vão estar à prova: lombinhos de porco preto grill, trufa de migas de mariscos da costa, salteado de legumes da horta e beurre blanc de Estragão, servido no Cilantro, no Hotel Hilton Vilamoura, confecionados por André Simões; e carré de borrego e cabrito assado, sabores do terroir, batata-doce, cenouras glaceadas, ervilhas e grelos no Marenostrum, no Lake Spa Resort – uma criação de Luís Correia.
Nas opções de peixe, a escolha recai entre o filete de pregado em guisado de cataplana e Pak Choi, de Ricardo Ferreira, no restaurante Pepper’s, do Hotel Tivoli Marina Vilamoura, e medalhões de tamboril e bacon com raviolis de ricota e espinafres, da autoria de Miguel Lourenço, para provar no The Olive Tree, no Vale d’Oliveira Quinta Resort & Spa.
Mas há muito mais para experimentar nestas mesas algarvias. Por isso, aproveite o bom tempo (que parece estar de regresso a partir desta sexta, 13) e rume a sul.
Confira a lista dos chefes e restaurantes participantes
Osvalde Silva, do restaurante Louro, do Conrad Algarve
Bruno Vieira, do restaurante Emo, Hotel Tivoli Victoria
David Domingues, do restaurante À Terra, Praia Verde Boutique Hotel
José Leitão, do restaurante Moonlight, NAU Salgados Palace
Luís Mourão, do restaurante Alquimia, Hotel Epic Sana Algarve
André Simões, do restaurante Cilantro, Hotel Hilton Vilamoura
Miguel Lourenço, do restaurante The Olive Tree, Vale d’Oliveira Quinta, Resort & Spa
Miguel Teixeira, do restaurante Koi, Vidamar Resort Algarve
Marco Alban, do restaurante O’Grill, Pine Cliffs Residence
Ricardo Ferreira, do restaurante Pepper’s, Hotel Tivoli Marina Vilamoura
Vítor Monteiro, do restaurante L14, Nau Salgados Dunas Suites
Luís Correia, do restaurante Marenostrum Lake Spa Resort