No nome da brasaria, Bô 457, só falta o ponto de exclamação. Afinal, falamos de uma expressão de espanto ou de admiração, muito familiar em Trás-os-Montes, que remete para a qualidade dos produtos ali servidos. Um dos proprietários, Fábio Rodrigues, natural de Bragança, na hora de pensar numa ideia para o restaurante, quis puxar a brasa às suas origens e oferecer em Matosinhos, a capital do peixe a Norte, carnes e enchidos certificados da região de Trás-os-Montes. “Deixa o vegetariano que há em ti em casa”, avisam. Um conselho que não deverá ser ignorado, se atentarmos nos belos nacos que chegam à mesa.
Entre as especialidades, destacam-se a posta mirandesa, o costeletão (para cima dos 800 gramas, bom para partilhar), o rodeão (entrecosto de porco, muito saboroso) ou a bisteca transmontana (filet mignon, macio e saboroso). “Conseguimos encontrar um fornecedor de Vinhais que nos garante carne de excelência, que fala por si, não precisa de ser mascarada com molhos”, adianta Vera Macedo, mulher de Fábio e sócia no restaurante. Os acompanhamentos variam entre a batata a murro ou assada, os grelos e os pimentos recheados. No Bô 457 também não falta um prato a representar o Porto, a francesinha, mas feita à maneira transmontana, em forno a lenha e com pão bijou. Uma versão portentosa, recheada com bife de vitela e presunto, coberta de queijo de ovelha e acompanhada por torradas de pão transmontano regadas com azeite, para mergulhar no molho, sem culpas. Há ainda tábuas com queijos (da Quinta da Veiguinha, em Vila Flor) e fumeiro (presunto, salpicão e chouriço de Vinhais). Nas bebidas, para além da carta de vinhos, destaque para a cerveja artesanal Vadia que, brevemente, lançará um exclusivo Bô 457. Quanto às sobremesas, socorrem-se dos gelados fornecidos pela Fresco da Gustare e de algumas criações caseiras, como o cheesecake e a mousse de oreo. De terça a sexta, aos almoços, há menu executivo (por €7,90) com seis pratos à escolha (da alheira ao bife à pimenta), uma amostra do que existe na carta. Resta dizer que o restaurante, muito amplo, possui uma estética entre o industrial e o vintage, com uma salamandra para os dias mais frios. Os dois sofás que a ladeiam convidam a deixar-se ficar para um aperitivo, que esta vida tem tudo de “bô”.
Bô 457 > R. Dr. Eduardo Torres, 457, Matosinhos > T. 22 938 0503/92 600 4697 > ter-qui/dom 12h30-14h30, 19h30-22h30, sex-sáb 12h30-14h30, 19h30-23h