A sessão Carapaus de Corrida reunirá na mesma “bancada” Miguel Castro e Silva, Marlene Vieira e Paulo Morais. Nesta terça-feira, 12, a partir das 15 horas, cada chefe mostrará ao público presente dois pratos feitos com carapau – o peixe que estará em destaque nesta edição do Peixe em Lisboa, a decorrer até ao próximo domingo, 17. “Escolhi o tártaro de carapau com gengibre, o clássico dos clássicos, que faço há 15 anos”, diz Miguel Castro e Silva. “É um dos melhores peixes para se comer cru e muito saudável, mais ainda se for em tártaro”, reforça o chefe dos restaurantes Less e de Castro Flores, em Lisboa. O segundo prato ainda não está totalmente decidido, mas deverá ser de inspiração nipónica, uma marinada, eventualmente.
“Sempre usei o carapau em toda a minha vida profissional. Mas trata-se de um peixe que, por causa das espinhas, dá muito trabalho, não sendo, por este motivo, muito fácil de utilizar”, diz Marlene Vieira, que atualmente se dedica, em exclusivo, ao restaurante Chefe Marlene Vieira, no Mercado da Ribeira, em Lisboa. Deverá confecionar dois pratos, um deles, uma entrada com carapau que, por ser um peixe gordo e enjoativo, é mais fácil ingerir em pequenas quantidades.
Por fim, Paulo Morais – a quem o desafio muito agradou. Tem dois pratos preparados: Bo’Sushi e Aji Ramen. Sobre o primeiro, explica: “Como não podia deixar de ser, vou fazer sushi com o carapau marinado e prensado em folhas de bambu”. Aji Ramen é, por sua vez, uma interpretação de um prato muito antigo do Japão, em que a sardinha era salgada: Paulo Morais irá utilizar uma versão menos salgada do carapau, grelhado e servido com uma massa tipo ramen.