Tem um nome simpático que se ajusta ao espaço amplo e claro da sala de refeições, ao ambiente tranquilo e à comida bem feita com produtos de qualidade e sabores genuinamente portugueses. Bem localizado num dos mais bonitos bairros de Lisboa, que é Campo de Ourique, junto do mercado, o Bem Disposto começou por ser um restaurante de cozinha alentejana com apetência pela grelha; depois, passou por uma fase incaracterística com influência internacional; finalmente, há um ano, reabriu com esta cozinha inspirada na tradição portuguesa com técnica evoluída (mérito dos dois jovens chefes, Pedro Mendes e Martim Alçada Baptista) e apresentação contemporânea. Tem duas portas de entrada: uma de acesso à antiga sala de fumadores, onde agora funciona o “Já Feito”, que é um serviço de refeições preparadas por encomenda; outra de ingresso na sala, que tem mesas confortáveis, atoalhados de bom pano, pratos, talheres e copos finos, música suave e ambiente acolhedor.
A ementa é equilibrada (7 entradas, 4 sopas, seis pratos de peixe, 8 de carne e 8 sobremesas), abrindo com os pratos da semana, dois dos quais são emblemáticos: rosbife à inglesa, ao sábado, prato de verão que passou a ser de todo o ano; e cozido à portuguesa, ao domingo, que só está garantido para quem marcar, porque se esgota. Os restantes também são muito apreciados: meia desfeita de bacalhau com grão, à terça-feira; arroz de pato, à quarta; pastéis de bacalhau com arroz de tomate, à quinta; e bacalhau com espinafres, à sexta. Mas toda a ementa merece atenção, desde as entradas, que incluem petiscos tradicionais e novidades, como os pastéis de massa tenra (de textura e sabor irrepreensíveis), as coxas de rã, o escabeche de lombo de carapau e os ovos pretos (mexidos com morcela, uma gulodice), até aos pratos principais, em que se destacam, entre outros: bacalhau lascado (envolvido com batata assada, cebola caramelizada, azeitonas, coentros, salsa e alhos), Brás de bacalhau (a novidade do bacalhau lascado e o bom gosto da batata-palha feita na casa), tártaro de salmão com salada fresca de espinafres e tomate, lombinhos de robalo com batata assada e juliana de cenoura e feijão-verde, língua de vaca estufada com puré ou batatas gordas (batatas enfoladas, grossas, cuja receita era o orgulho de Ramalho Ortigão), iscas (também com batatas gordas), rosbife com esparregado e batata-palha (que não é prato exclusivo de sábado), rabo de boi com puré de batata e vitela de comer à colher enrolada em massa filo. Muito boa doçaria. Carta de vinhos organizada por regiões com a informação essencial e com critério, tanto na seleção dos vinhos, como na fixação dos preços. Serviço eficiente e simpático.
O Bem Disposto > R. Tenente Ferreira Durão, 52 A/B, Lisboa > T. 21 596 5470 e 913 460 958 > ter-sáb 12h30-15h, 19h30-22h30; dom 12h30-15h > €25 (preço médio)