![MJ Tacho Arroz de Polvo Rest Bastardo 01.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/11/7469430MJ-Tacho-Arroz-de-Polvo-Rest-Bastardo-01.jpg)
Arroz Malandro de Polvo
Mário João
Enquanto o cozido à portuguesa não chegou, houve tempo para espreitar, pela janela do restaurante Bastardo, no primeiro piso do Internacional Design Hotel, em Lisboa, a Praça D. Pedro IV, sempre cheia de turistas e agora enfeitada com motivos natalícios. E também para barrar o pão alentejano com a manteiga violeta do couvert, feita à base de beterraba. Viemos provar a nova ementa de inverno dos Tachos do Dia, servida aos almoços de segunda a sexta-feira. Para a criar, Luís Rodrigues, 35 anos, chefe de cozinha do Bastardo espreitou o livro de receitas da família, que, há cerca de 40 anos, mantém a Tasquinha do Lagarto, também em Lisboa. “Habituei-me desde pequeno a almoçar comida de tacho no restaurante dos meus pais. Fui praticamente criado ali. Ficaram-me na memória”, conta.
![MJ Tacho Bacalhau a Bras Rst Bastardo 01.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/11/7469505MJ-Tacho-Bacalhau-a-Bras-Rst-Bastardo-01.jpg)
Bacalhau à Brás
Mário João
À segunda-feira serve-se agora no Bastardo arroz de pato no forno, terça é dia de bacalhau à Brás. Mas tem sido o Nosso Cozido (assim se chama o cozido à portuguesa) das quartas-feiras a revelar-se um dos pratos mais concorridos da semana. É a única sugestão que se mantém na lista desde a abertura do restaurante, em setembro do ano passado. “Nem no verão deixamos de o ter”, comenta Luís Rodrigues. Aqui, as couves, as batatas e os enchidos cozidos não chegam à mesa amontoados numa travessa, mas sim dentro de um tacho, daqueles que lembram as antigas marmitas, em alumínio: não faltam as carnes de entrecosto e de vaca, a couve lombarda, o nabo, a batata, a cenoura e as rodelas de chouriço de carne, morcela e farinheira. Num outro tacho, chega o arroz do cozido. “É um recipiente excecional, que não me recordo de ver num restaurante. Aqui funciona como utensílio de empratamento”, explica o chefe de cozinha. Para finalizar a semana, serve-se arroz malandro de polvo e frango na púcara, às quintas e sexta-feiras, respetivamente. “Dos cinco Tachos do Dia, não consigo escolher o meu preferido, apesar de ser apaixonado por arroz. Depende do dia…”, diz Luís Rodrigues.
Cada um destes Tachos pode ser escolhido sozinho ou incluído num menu completo (com couvert, prato, sobremesa do dia, copo de vinho da casa ou água, por €15). As sobremesas também mudam diariamente: da banana caramelizada das segundas-feiras à pêra bêbeda das sextas, há abacaxi com vinho do Porto, laranja com mel, e maçã assada. Para degustar a olhar uma das praças mais bonitas de Lisboa.
![Cozido Bastardo 3 inverno.jpg](https://images.trustinnews.pt/uploads/sites/5/2019/11/7469423Cozido-Bastardo-3-inverno.jpg)
Nosso Cozido
Bastardo > Internacional Design Hotel, R. da Betesga, 3, 1.º, Lisboa > T. 213 240 993 > seg-dom 12h-30-15h (Tachos do dia, só de seg-sex), seg-dom 15h30-19h30 (lanche), 19h30-24h (jantar)