A loja do Sr. Falcão mantém-se na família de geração em geração, desde 1878. Hoje, é Filomena Falcão (filha do último proprietário) quem toma conta do espaço desde que o reabriu há quatro anos, mantendo o mobiliário dos anos 50.
Situa-se em Pereira, uma pequena freguesia com 120 habitantes, a um quilómetro de Miranda do Corvo e próxima da aldeia do xisto de Gondramaz. Se no século XIX, era uma mercearia que vendia um pouco de tudo, desde fazendas a produtos alimentares, hoje é “um projeto de sentimentos ligado ao que é português”, afirma Filomena Falcão.
Encontra os antigos brinquedos de lata, as conservas Tricana, os limpa-metais Coração, a pasta medicinal Couto, os sabonetes da Confiança, sem esquecer os produtos típicos da região, como o mel da Lousã, os cestos de Arganil e os barros de Miranda do Corvo.
Nem sequer falta a típica porta das antigas tabernas. Que, neste caso, também serve para entrar numa taberna situada ao lado da loja, onde os visitantes se podem sentar nos tradicionais bancos de madeira. Entre queijos e enchidos nacionais, além de vinho a copo, convidase os clientes a momentos de partilha.
Para o verão, deverá abrir um outro espaço contíguo: um bar em xisto onde Filomena quer colocar uma espécie de museu mostrando as antigas alfaias agrícolas e os artesãos locais. Falta dizer que, no ano passado, a loja foi uma das cinco nomeadas para o Prémio Mercúrio, que distingue os melhores projetos de comércio, na categoria “Lojas com História”.
LOJA DO SR. FALCÃO
Pereira, Miranda do Corvo
T. 239 533 105
Sex-Sáb 15h-19h, 22h-02h
http://lojadosrfalcao.blogspot.pt