O vinho ganhou fama dentro e fora de portas, a tal ponto que as visitas à Quinta do Vallado, a poucos quilómetros do centro de Peso da Régua, se tornaram cada vez mais frequentes. A casa principal já tinha sido convertida, há uns anos, em guesthouse. Mas os seus cinco quartos não conseguiam absorver a procura. Mantendo as características de uma pequena unidade hoteleira de charme, foi inaugurado em finais de março um edifício com oito quartos.
Para apreciadores ou não do néctar dos deuses.
Um projeto do arquiteto Francisco Vieira de Campos, que outrora concebeu a nova adega e aqui seguiu a mesma linha arquitetónica, com o revestimento a xisto em contraste com as paredes ocres dos edifícios mais antigos da quinta. Bem integrado na paisagem de socalcos, faz parte de uma das propriedades mais antigas do Douro, com referências que remontam a 1716, em tempos pertencente à lendária Ferreirinha. Os proprietários atuais são, aliás, seus tetranetos e estão disponíveis para contar um pouco da sua história e mostrar tudo o que está pode detrás do vinho, com visitas à adega e à cave de barricas, além de uma prova, incluídas na estada.
Para passar o tempo, as propostas vão desde um mergulho na fantástica piscina, passeios pedestres, de bicicleta, de barco ou de jipe, massagens, aulas de cozinha tradicional (a julgar pelas refeições, sob encomenda, são imperdíveis), piqueniques campestres, cursos de iniciação aos vinhos ou uma pescaria nas margens do rio Corgo. O hotel, com todas as comodidades, também convida a um elogio da quietude.
Quinta do Vallado – Hotel Rural
Vilarinho dos Freires, Peso da Régua
T. 254 323 147/93 910 3591
€110 a €150 (quarto standard)
www.wonderfulland.com/vallado