Tomar um café forte 30 minutos antes de se fazer um treino físico ajuda a queimar gordura. Esta é a conclusão de um estudo realizado por investigadores do Departamento de Fisiologia da Universidade de Granada, em Espanha, que deram conta de que a ingestão de 3mg/kg (de massa corporal) de cafeína, o que equivale, de acordo com a equipa, a um café “bem forte”, vai ajudar a eliminar calorias durante o exercício físico, se for tomado meia hora antes.
“Os resultados do nosso estudo mostraram que a ingestão de cafeína 30 minutos antes de realizar um teste de exercício aeróbio aumentou a oxidação máxima de gordura durante o exercício, independentemente da hora do dia”, explicou Francisco José Amaro-Gahete, autor principal do estudo. Apesar disso, se o treino for feito durante a tarde e não de manhã, os efeitos da cafeína são mais notórios, sendo que os resultados mostraram que a ingestão de cafeína antes dos exercícios matinais aumentou a oxidação da gordura de uma forma muito semelhante à que foi observada quando se realizaram exercícios durante a tarde sem a ingestão de cafeína.
Há anos que se fala dos benefícios do café no que diz respeito à prática de exercício físico, com investigadores a concluírem que a cafeína diminui a fadiga e que a sua ação antioxidante age como estimulante, aumentando o metabolismo e ajudando a queimar calorias. O objetivo deste estudo, publicado no Journal of the International Society of Sports Nutrition e que envolveu 15 voluntários do sexo masculino, com uma idade média de 32 anos, era perceber se, de facto, a cafeína aumentava a oxidação de gordura durante o exercício físico.
Os participantes do estudo realizaram um teste de exercício quatro vezes ao todo, uma vez por semana, além de ingerirem 3 mg/kg de cafeína ou um placebo, às 8h e às 17h. As condições anteriores a cada teste de exercício (horas que passaram desde a última refeição ou consumo de substâncias estimulantes, por exemplo) e a oxidação de gordura durante o exercício foram registadas e analisadas.
O café é, realmente, há anos estudado e associado a vários benefícios para a saúde (até para a vida amorosa, dizem estudos). Em abril do ano passado, por exemplo, João Rodrigues, nutricionista e autor do blog Mundo da Nutrição garantia à VISÃO que “há já muita evidência científica sobre” o efeito protetor do café, tanto a nível anti-inflamatório, reduzindo o risco em alguns tipos de cancro, como antioxidante”, tendo em conta o metabolismo e estilo de vida de cada um.