Se há certeza quanto às consequências das escolhas que fazemos é no que diz respeito à saúde. A comunidade médica é, aliás, unânime quando garante que os hábitos das crianças e adolescentes determinam muitas das doenças crónicas que mais tarde vão desenvolver, a estabilidade emocional que irão construir e a estrutura física que adquirirão. “Uma em cada três crianças apresenta excesso de peso, e 10,6% obesidade infantil. E mais de 60% das crianças obesas serão adultos obesos”, esclarecem os peritos do Instituto Nacional Ricardo Jorge, num documento que publicaram sobre o tema.
Além disso, os médicos deixam um aviso: o estilo de vida é determinante não só para a saúde da criança mas também para a sua capacidade intelectual, nomeadamente para o desempenho escolar. Um bom exemplo disto é a alimentação – comer mal e pouco afeta a energia a ser ativada pelo cérebro, o que interfere na concentração, avisam os médicos.
Numa altura em que já começaram as aulas e em que o mundo está concentrado nas crianças e nos adolescentes – empenhado em perceber o impacto que a pandemia terá entre eles e nos números nacionais de Covid-19- decidimos dar-lhes o protagonismo desta nova edição da VISÃO Saúde.
Ao longo de várias páginas, alguns dos maiores especialistas do País falam sobre os hábitos mais saudáveis para as crianças e explicam como lidar com alguns dos grandes desafios da atualidade: a ansiedade e a depressão, a hiperatividade e o excesso de tecnologias. É que, se durante a quarentena os iPhones, os iPads ou os videojogos assumiram um papel de certa forma até útil, desde então muitas crianças passaram (outras já o faziam antes, também) a usá-los de forma descontrolada. Estará o seu filho viciado em novas tecnologias? Os especialistas respondem a esta pergunta num dos textos desta edição. Outro efeito da quarentena parece ter sido o aumento de crianças deprimidas e ansiosas, segundo contam os médicos que ajudam a perceber como prevenir e tratar este problemas. Na revista é ainda abordada e relação entre a Covid-19 e as crianças, como a idade certa para usar máscara, os sintomas usuais ou os riscos de levar brinquedos para a escola.
Além deste dossiê dedicado à saúde das crianças, nesta 14ª edição da VISÃO Saúde há ainda muitos outros temas, como as tendinites, nomeadamente a forma de as enfrentar e tratar, e as cataratas, podendo ficar a saber como proteger e visão. Os especialistas explicam ainda o que pode causar as enxaquecas, os esquemas dos mentirosos compulsivos e os sinais que as unhas dão sobre a sua saúde.