A Volvo anuncia o seu objetivo de atingir, até 2025, um total de 1 milhão de automóveis elétricos vendidos em todo o mundo.
Para atingir este objetivo, a empresa irá lançar, pelo menos, 2 versões híbridas de cada modelo da sua gama e também, em 2019, o seu primeiro automóvel totalmente elétrico.
Ao longo dos últimos anos, a Volvo tem vindo a preparar-se para a emergência dos veículos elétricos. Para isso, desenvolveu duas novas plataformas para os seus automóveis de maiores e menores dimensões que sejam capazes de incorporar, não só a tecnologia híbrida, mas também a tecnologia totalmente elétrica – Plataformas SPA – Scalable Product Architecture e CMA – Compact Modular Architecture (CMA) respetivamente.
As series 90 e 60 serão construídas tendo como base a plataforma SPA, e, em breve, será lançada a nova série 40 na plataforma CMA. Todas as séries terão versões elétricas. O objetivo de 1 milhão de unidades vendidas refere-se a um total mundial acumulado.
Este novo objetivo faz parte integrante de um vasto programa estratégico anunciado pela Volvo, que contém diversos compromissos que colocam a sustentabilidade no centro das suas operações de negócios futuras. Este novo compromisso foi mesmo batizado como “omtanke” a palavra sueca que significa “consideração” ou “cuidado”.
De entre os vários compromissos assumidos estão:
- Atingir, em 2025, um impacto climático neutro no seu nível de operações
- 35% das posições de liderança ocupadas por mulheres até 2020
- Visão 2020 – “ninguém perderá a vida ou ficará gravemente ferido num novo Volvo”
- Trabalhar com parceiros internacionais que promovam a sustentabilidade
“A sustentabilidade não é nada de novo ou que seja estranho às nossas operações, é parte integrante daquilo que nós fazemos. É simplesmente a nossa maneira de atuar. Este novo compromisso reflete a nossa crença de que temos também de fazer crescer a nossa responsabilidade”. – Håkan Samuelsson – Presidente e CEO
“Este é, sem dúvida, um objetivo ambicioso e desafiante, mas pretendemos estar na vanguarda do “shift” para a eletrificação” – Håkan Samuelsson – Presidente e CEO