A mobilidade com emissões zero é, finalmente, uma realidade. O Nissan LEAF chegou e promete revolucionar a forma como conduzimos. Após décadas de desenvolvimento, o Nissan LEAF está repleto de tecnologias inovadoras, tornando-se no primeiro veículo 100% eléctrico, funcional e com produção em massa, a ser comercializado a nível global. É funcional, confortável e simples de conduzir. Tem uma autonomia de 160 km, uma distância que está perfeitamente dentro dos ciclos diários de condução da maioria da população mundial.
O Nissan LEAF tem um design totalmente inovador, sendo construído com base numa plataforma única. No seu coração está a avançada bateria laminada de iões de lítio desenvolvida pela Nissan, uma tecnologia que, finalmente, faz do veículo eléctrico uma premissa real. O Nissan LEAF armazena a sua energia em 48 módulos da bateria de iões de lítio, com quatro células de bateria dentro de cada módulo. O avançado design laminado permite a fácil integração sob o piso do veículo, optimizando assim o espaço do habitáculo e proporcionando ao Nissan LEAF um centro de gravidade baixo para uma condução estável e tranquila.
O desempenho dinâmico provém do motor eléctrico de 80kw (108 cv) que gera, instantaneamente, o binário máximo de 280 Nm – equivalente ao binário de um convencional motor V6 2.5 a gasolina – desde o arranque. O resultado é uma rápida aceleração, em harmonia perfeita com o habitat natural urbano e suburbano do Nissan LEAF.
O Nissan LEAF é fácil de conduzir. O motor eléctrico não “entra em ralenti” e apenas roda quando o veículo está em movimento. Para iniciar o motor, o condutor apenas tem de pressionar o botão de arranque e a electricidade começa a fluir para o motor. Utilizando um comando eléctrico o condutor selecciona a posição “D” (“Drive”) e o veículo inicia a deslocação. Tão simples como isto.
AUTONOMIA
Uma carga completa proporciona uma autonomia potencial de 160 km (100 milhas – US-LA 4 mode), uma distância que satisfaz as exigências de condução diária da maioria dos automobilistas. Uma pesquisa global indica que a quilometragem média diária de 80% da população mundial é inferior a 100 km.
A autonomia de condução depende de diversos factores, incluindo a temperatura exterior, a utilização do ar condicionado, a idade da bateria e o tipo de condução que for adoptado. Geralmente, quanto mais ecológica for a condução, maior será a autonomia. Um computador de bordo de fácil utilização indica os dados mais importantes da bateria, incluindo a autonomia máxima, a potência de saída e a electricidade regenerada. Um “eco-indicador” no painel apresenta o estado de consumo eléctrico, prestando um “feedback”, em tempo real, da eficiência de condução do condutor.
O sistema de travagem regenerativa do Nissan LEAF aumenta também a autonomia do veículo. Ao aplicar o travão, ou levantar o pé do acelerador, o motor eléctrico actua como um gerador, convertendo energia, que de outra forma seria desperdiçada, em energia para a bateria. Para aumentar a capacidade regenerativa da travagem, existe uma definição de modo Eco, de controlo por parte do condutor, que pode também ser utilizado para reduzir a utilização do ar condicionado e assim melhorar a autonomia de condução até 10%, em áreas urbanas.
RECARREGAR O NISSAN LEAF
Numa estreita colaboração com os governos e autoridades locais por toda a Europa, a Nissan ajudou a acelerar a introdução de infra-estruturas públicas de carregamento de veículos eléctricos, bem como a atribuição de subsídios e incentivos fiscais, elementos necessários para a adopção generalizada de veículos eléctricos. A escolha dos primeiros quatro mercados europeus para a receber o Nissan LEAF – Portugal, Irlanda, Reino Unido e Países Baixos – reflecte a atitude proactiva dos respectivos governos na disponibilização desses apoios.
O Nissan LEAF pode ser carregado até 80% da sua capacidade total, em menos de 30 minutos, num posto público de carregamento rápido. Um carregamento em casa, utilizando uma tomada de 220V – 16A, demora aproximadamente sete a oito horas para carregar completamente, o que pode ser feito durante a noite para beneficiar dos preços mais reduzidos da electricidade nas horas fora de ponta. Para o carregamento em casa é necessário uma tomada e um cabo especiais: os concessionários Nissan e outros especialistas seleccionados irão auxiliar os clientes na instalação dos sistemas domésticos de carregamento. A porta de carregamento do Nissan LEAF tem duas tomadas – uma para carga normal e a outra para carga rápida – sob uma aba localizada na dianteira do veículo.
Para Portugal, o cabo de ligação faz parte do equipamento de série do Nissan LEAF.
RECICLADO E RECICLÁVEL
Quase 100% do peso do veículo poderá ser reciclado, através do desenvolvimento da tecnologia de reciclagem para peças e componentes específicos de veículos eléctricos, como a bateria, o motor e o transformador. No decorrer do desenvolvimento do automóvel, a Nissan foi também proactiva na utilização de materiais recicláveis na sua produção. Apesar de ser um processo difícil, a Nissan teve sucesso na adopção de materiais reciclados em algumas secções do Nissan LEAF, através do desenvolvimento de tecnologias de esbatimento de cor e controlo de qualidade melhorado de materiais resinosos.
Agora que já conhece algumas das características do principal protagonista da mobilidade do futuro, venha conhecê-lo pessoalmente e viver uma verdadeira experiência electrizante, de 2 a 14 de Dezembro, no Pavilhão de Portugal (Parque das Nações).
Reserve já a data e hora para a realização do seu Test Drive, através da página oficial do LEAF no Facebook!
Se a paciência não é uma das suas virtudes e anseia por tornar-se um dos pioneiros do movimento eléctrico e um dos primeiros proprietários a nível europeu, poderá realizar de imediato a pré-reserva do seu Nissan Leaf na página oficial do LEAF em www.nissan.pt