Nascido em Lisboa em 1976, Marco Pestana de Bragança licenciou-se em Biologia pela Universidade de Évora, tendo-se especializado na reabilitação de espécies marinhas.
Iniciou a sua actividade profissional no Zoomarine, Algarve, no ano de 2000, onde ao longo dos anos assumiu, entre outras funções, a coordenação do Departamento Educacional e do Gabinete Científico.
Assumiu, em 2004 e até aos dias de hoje, a coordenação do Porto d’Abrigo do Zoomarine – Centro de Reabilitação de Espécies Marinhas, coordenando as equipas responsáveis pelo resgate, reabilitação e devolução ao meio natural de animais marinhos e aquáticos.
Durante a sua actividade profissional, no Zoomarine e em parceria com a Sea Alarm Foundation, participou em projectos apoiados pela Comissão Europeia que visaram a melhor preparação dos estados-membros da União Europeia para a resposta a situações de derrame de derivados de hidrocarbonetos (e.g. petróleo), no que respeita ao resgate e reabilitação de fauna selvagem petroleada.
Em paralelo com a sua actividade profissional, foi co-fundador do Doppler Effect, grupo que procura envolver e sensibilizar a comunidade em geral em prol do ambiente, através de acções de educação ambiental e divulgação científica.