Foi desde casa que o cantor alentejano se juntou ao jornalista Pedro Dias de Almeida, para a última sessão do segundo dia do VISÃO FESTVerde. Aproveitou para revelar que o seu novo disco – António Zambujo, voz e violão – está praticamente pronto, e que deverá ser apresentado ainda este ano ou logo no início de 2021. “Suspendi a minha atividade na altura do confinamento, mas a partir de junho, quando reabriram as salas de espetáculo, comecei logo a fazer concertos adaptados à situação” que vivemos atualmente. “E fui tendo uma vida mais ou menos normal, conciliando os concertos com a gravação do disco, que já antes da pandemia estava previsto ser um disco a solo. A única diferença é que foi gravado em casa”, explicou.
Zambujo aproveitou ainda revelar um pouco daquelas que têm sido as suas preocupações com as alterações climáticas e a nossa pegada ecológica, e recordou que tinha previsto para este uma quantidade de espetáculos fora das grandes cidades. Para isso, falou com o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) para “fazer uma série de concertos mais pelo interior, para dinamizar um bocado a cultura no interior; e focar nas zonas onde existem parques naturais e fazer uma série de concertos tentando, com o público presente, fazer uma consciencialização para a reflorestação”.
No mesmo sentido, esta “seria uma tournée feita como já faço nos últimos tempos, em carro elétrico; fora de Portugal, como infelizmente estamos fora da linha ferroviária internacional, a ideia seria fazer as tournées com a utilização essencial de avião. Ou seja, inevitavelmente teria que haver um voo de Lisboa para algum lado, mas depois a ideia era todas as outras viagens serem feitas em comboio”.
Enquanto as viagens ficam em suspenso, António Zambujo canta em casa, e foi apenas com a sua voz e o seu violão que fechou a tarde na Estufa Fria, interpretando o tema Terra, de Caetano Veloso. Uma canção escrita pelo músico baiano quando estava preso no Rio de Janeiro, depois de ter visto uma célebre capa da revista Cruzeiro, com a primeira imagem do planeta Terra tirada por astronautas. Depois da homenagem ao planeta, Zambujo interpretou um clássico de Max, ‘Rosinha dos Limões’, tema que integrará o seu novo álbum.
As despedidas digitais deram depois lugar à mensagem de Marcelo Rebelo de Sousa, que encerra oficialmente o VISÃO FEST Verde.
Saiba mais sobre o VISÃO FEST VERDE aqui.
A bp está a compensar as emissões de carbono deste evento. Saiba mais em bp.pt