LOCAIS A VISITAR
A CATEDRAL USPENSKI
Não longe da grande Catedral Luterana, situa-se a igreja ortodoxa de Uspenski, um dos maiores edifícios do género construído fora das fronteiras da Rússia. A fachada de tijolo vermelho, as cúpulas douradas, a opulência dos revesti mentos interiores, são motivos suficientes para obrigatória peregrinação. É um dos mais importantes símbolos do decisivo impacto da Rússia na História da Finlândia.
SUOMELINNA
A apenas 15 minutos de barco, que parte da Praça do Mercado, Suomelinna é uma das principais fortalezas marítimas da Europa. Construída em seis pequenas ilhas durante o século XVII, em finais de domínio sueco, a fortaleza testemunha a particular posição da Finlândia, fronteira ente o Ocidente e o Leste. Património Mundial da UNESCO desde 1991, possui diversos museus e uma diversificada actividade cultural que tornam este local num dos mais atractivos e emblemáticos de Helsínquia. Deve ser descoberto a pé, e durante uma tarde aprazível. A viagem de barco (ida e volta) custa 3,80 euros.
O VELHO MERCADO
O Mercado coberto, não longe da Praça do Mercado, é o local indicado para os curiosos da gastronomia local. Inaugurado em 1889, podem provar-se diversos produtos deste país distante, incluindo as exóticas iguarias da Lapónia.
PALÁCIO PRESIDENCIAL
Terminado em 1820, e depois adaptado por L. C. Engel para ser utilizado pelo czar das Rússias. Com a independência da Finlândia tornou-se residência oficial do Presidente, apesar de a actual chefe de Estado, Tarja Halonen, ter optado por outro local, junto à ilha de Seurasaari.
MUSEU DE ARTE CONTEMPORÂNEA KIASMA
Aqui exibem-se as últimas novidades em arte visual. A sua colecção inclui arte finlandesa e internacional, sobretudo nórdica, báltica e russa, desde a década de 1960.
MUSEU NACIONAL DA FINLÂNDIA
Um percurso pela longa História do país, no magnífico edifício Jugend, concebido pelo famoso trio de arquitectos Gesellius-Lindgren-Saarinen e concluído em 1910.
A IGREJA TEMPPELIAUKIO
Construída em granito natural, é uma das principais atracções da capital. Uma arquitectura muito arrojada num espaço que também é utilizado para concertos devido à sua acústica muito particular, com o tecto coberto com tiras circulares de cobre.
JUHANNUS
A principal festa do país, e com nítidas características pagãs. O Festival celebra-se em pleno solstício de Junho, quando os dias são longos, e as noites breves. Pressente-se um lusco-fusco até depois da meia-noite, e amanhece pelas quatro da manhã. São as noites brancas finlandesas. No Inverno o oposto, com noites prolongadas, frias, e rara claridade. Duas facetas do mesmo país. O dia, e a noite, o Verão ameno e o Inverno rigoroso, que ao longo do ano se complementam. A Primavera e o Outono espalham coloridos únicos pelos jardins e pelo vasto campo finlandês, onde habita uma fauna e flora rica e diversificada.
COMO IR
Existem ligações directas entre Lisboa e Helsínquia, pelas companhias de bandeira dos dois países, a Tap (ww.flytap.com) e a Finnair (www.finnair.pt). No Outono, com as promoções adequadas, é possível fazer o voo de ida-e-volta por cerca de 200 euros.
A viagem dura cerca de quatro horas.
ONDE FICAR
Hotel Scandic Grand Marina
(Katajanokanlaituri, 7)
Situado muito perto do centro, em plena zona portuária recuperada, e com excelentes instalações. Duplo, a partir de 110 euros.
Glo Hotel
(Kluuvikatu, 4)
Hotel de design, muito apreciado por viajantes jovens e sofisticados, inaugurado há dois anos. Um dos locais com mais estilo da cidade. Quarto duplo desde 140 euros.
Klaus K
(Bulevardi, 2)
Bem no centro da cidade, este estabelecimento pertence à associação dos Design Hotels. Duplo desde 115 euros.
INFORMAÇÕES
Gabinete de Informação Turística, situado junto da Praça do Mercado.