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Certo dia peguei no carro e ele não queria andar. Sentei-me ao volante, coloquei a chave na ignição…nada. Disse-me que já não conseguia fazer mais quilómetros. Estava cansado! Após três donos, tinha saudades das revisões feitas na Marca, no tempo em que estava na garantia. Estava farto das revisões baratas, na oficina de barracão na esquina, onde apenas trocavam o óleo e os filtros. Precisava de amortecedores novos, gostava de mudar os pneus com maior regularidade, de um eixo dianteiro, de uma limpeza a sério do ar condicionado, estofos novos, enfim, o meu carro não aguentava mais, estava nas últimas, pediu-me gentilmente para o abater. Eutanásia? Ao fim de dez anos de bons serviços – 180.000 quilómetros reais no conta-quilómetros – chegou a altura de entregar a sua alma ao criador. Passei-lhe a mão no volante, agradeci-lhe ter transportado a minha família em segurança na estrada, relembrámos os bons momentos vividos nas férias, retirei o velho mapa de Portugal e disse-lhe que o compreendia. Chegou a altura da reforma, é melhor aproveitar a oportunidade antes que o Governo altere novamente a lei.
Chevrolet Spark – Emocional e Racional
Quando chega a hora de trocar de carro milhares de portugueses debatem-se com um problema. A maioria determina um “tecto máximo” a investir, de acordo com a sua carteira. Procuram escolher um automóvel que possam comprar sem abdicar de bens essências. A alimentação, vestir e pagar as despesas escolares dos filhos, prestação da habitação e, claro, todas as outras despesas que conhecemos, e que crescem de dia para dia.
A opção entre comprar um carro novo, a um preço acessível, ou escolher um automóvel usado, faz-nos pensar vezes sem fim. Claro que existem sempre uns “optimistas” que optam sempre por comprar um automóvel acima das suas possibilidades para impressionar os amigos e o vizinho da frente.
O nosso convidado de hoje no VISÃO Motores é um citadino adequado a todos os que pretendem comprar um carro a um preço acessível, com uma relação qualidade/ equipamento muito interessante para o seu segmento. Um carro com um “look” jovem e actual, emotivo, e ao mesmo tempo muito racional. Estive em Berlim na apresentação internacional do carro e gostei do que vi apesar de não o ter conduzido. Chama-se Spark! É o novo ‘mini’ da Chevrolet que chega ao mercado nacional no próximo mês de Fevereiro de 2010. O novo modelo da marca americana representa uma proposta que conjuga um design jovem, a versatilidade e sentido prático proporcionados pelas cinco portas, cinco lugares e uma bagageira utilizável.
O visual exterior do Chevrolet Spark distingue-se pelas formas volumosas, 3640 mm de comprimento e 1597 mm de largura. Recordo que o segmento dos pequenos automóveis citadinos e utilitários é um dos mais diversificados. Refiro-me a carros como o Mazda 2, Peugeot 107, Hyundai I10, Citroën C1, Nissan Pixo, Opel Ágila, isto para citar apenas alguns. A dificuldade está na escolha mas… se olharmos para versões de cinco portas, por cerca de 10.000 euros, com um design actual, o lote de rivais diminui substancialmente.
Já no habitáculo, o elemento de maior realce é o painel de instrumentos, com um velocímetro analógico ladeado por um conta-rotações digital sofisticado e iluminado em tom ‘azul gelo’ durante a condução nocturna (ver foto). Outra área em que o Spark se destaca é na gama de possibilidades que oferece ao nível dos sistemas de informação e entretenimento. Além do leitor de CD com leitura de ficheiros MP3, dispõe também de tomadas AUX-in e USB, podendo ainda ser equipado com sistema de navegação integrado.
Quase 60 por cento da estrutura do automóvel possui níveis variáveis de rigidez e zonas de deformação programada destinadas a absorver a energia durante uma eventual colisão. Além de toda a zona junto ao compartimento do motor, a secção traseira possui igualmente uma zona de deformação, com o depósito de combustível e respectivas ligações concebidas de forma a minimizar a possibilidade de rotura. A suspensão possui uma configuração com conjuntos mola amortecedor McPherson à frente e eixo de torção atrás.
O Chevrolet Spark propõe dois airbags frontais, airbags laterais tipo cortina e airbags adicionais tórax/abdómen instalados nos bancos, pelos tensores dos cintos de segurança e pelo sistema de retracção dos pedais, reduzindo o risco de eventuais lesões nos membros inferiores. O ESP é opcional. O nível de segurança do Spark foi recentemente testado, conseguindo obter quatro estrelas na protecção de ocupantes nos testes do consórcio independente EuroNCAP.