Por estes dias, em que a JLL inaugura um espaço permanente na Comporta, demos por nós, a pensar como este destino ganhou uma segunda vida, sem nunca ter perdido a sua essência. As suas caraterísticas “inatas” mais marcantes, os mais de 60 km de costa de Troia a Melides, a riqueza natural, a gastronomia tradicional e o típico azul e branco das construções em colmo, continuam presentes, ao mesmo tempo que este destino tem vindo a evoluir rumo a uma crescente notoriedade.
Há um certo estilo despretensioso neste destino que, atualmente, está a afirmar-se no roadmap do turismo residencial de gama alta na Europa. Um dos pontos de viragem para esta projeção internacional foi em 2019, com a entrada de diversos promotores de renome internacional, entre os quais a Vanguard, a Discovery Land Company ou a VIC Properties, que vieram contribuir decisivamente para posicionar a Comporta como um mercado de habitação turística de alto segmento na Europa. Os ingredientes estão todos lá: projetos de elevada qualidade que conjugam o tradicional e o contemporâneo, que preservam as tradições arquitetónicas da região e que, ao mesmo tempo, colocam à disposição dos clientes os melhores serviços, amenidades e conforto que se exigem de um destino de eleição. Tudo isto, numa zona onde ainda é possível um estilo de vida slow living e onde a sustentabilidade a natureza estão em primeiro plano.
Os compradores têm reconhecido claramente esta proposta de valor e se antes este era um destino de segunda habitação preferido esmagadoramente por franceses, hoje em dia, é procurado por cada vez mais nacionalidades da Europa, além de estar a ganhar visibilidade noutros continentes. Atualmente, a par dos franceses, também os belgas, os suíços, alemães, espanhóis, ingleses e, naturalmente, os portugueses, estão de olhos postos na Comporta para a aquisição de uma segunda habitação. E já não são poucos os brasileiros, canadianos, norte-americanos, mexicanos ou argentinos que também escolhem este destino! E há outra importante diversificação também, nomeadamente a nível da motivação de compra. Sentimos que o comprador no mercado da Comporta valoriza o lifestyle, arquitetura e paisagem única que a Comporta tem para oferecer, sendo essa a sua principal motivação na compra.
Mas hoje em dia estão também cada vez mais cientes que é um mercado muito interessante numa perspetiva de investimento, fruto da margem de crescimento e valorização da zona que se perspetiva para os próximos 10 a 15 anos.
Por isso, os promotores e os novos projetos, marcados por uma elevada qualidade, continuam a chegar, reconhecendo que a Comporta representa uma excelente oportunidade de investimento.
Para terminar, apenas diria que até a situação pandémica veio evidenciar os trunfos desta região, contribuindo para o aumento da procura de destinos como a Comporta, que nos oferece um contacto único com a natureza, com a envolvente de campo e praia, e onde as casas privilegiam o contacto com as áreas exteriores. E tudo isto acontece a apenas uma hora de uma capital europeia, Lisboa!
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