Santarém, 28 Mar (Lusa) – O presidente do Sporting, Filipe Soares Franco, apelou hoje ao debate “vivo, entusiástico, alegre e tranquilo”, na sessão de abertura do VIII Congresso Leonino, em Santarém.
“Nós estamos aqui todos para dar as mãos e criar uma organização mais forte. É para isso que serve o nosso contributo, o nosso trabalho no dia-a-dia e o nosso entusiasmo como sportinguistas e a adesão às iniciativas do nosso Sporting e a este Congresso”, afirmou Soares Franco, advertindo que, por vezes, “a paixão atraiçoa a razão”.
Para o presidente do clube, o Congresso Leonino servirá para conhecer os problemas, mas, sobretudo, compreende-los.
“Nós estamos num momento de tranquilidade. Hoje não há nenhum jogo, ninguém ganha e amanhã o Sporting tem de sair mais forte”, sublinhou Soares Franco, insistindo na “inovação”, com a remuneração dos elementos do Conselho Directivo do clube, e na “sustentabilidade”, para “construir um modelo competitivo e duradouro, para ganhar, se não sempre, quase sempre”.
O presidente recordou os que nas duas últimas duas ou três décadas, foram “raros os anos em que o Sporting foi uma organização equilibrada”: “não foram mais do que três, quando muito quatro. É uma realidade indesmentível e irrefutável”.
“Não há nenhuma organização que possa ser sustentável, se não tiver equilíbrio”, afiançou o dirigente, acrescentando que, provavelmente, terminará o seu mandato “propondo o caminho” para o clube, que terá de ser “debatido” durante o Congresso Leonino.
Filipe Soares Franco recordou: “a maior demonstração de que nós sabemos ouvir é a de que, na última Assembleia Geral que o Sporting teve, em que foi apresentado o plano de reestruturação, houve vários pontos aprovados e outros que não foram, mas nós resolvemos não implementar nenhum, até uma futura Assembleia Geral”.
Como exemplo, o presidente do Sporting apontou a reestruturação do capital da Sociedade Anónima Desportiva (SAD), garantindo: “na próxima proposta, o Sporting não perde a maioria do capital da SAD”.
O VIII Congresso Leonino, que decorre até domingo no Centro de Exposições e Mercados Agrícolas (CNEMA), em Santarém, reúne 414 delegados, com mais de 210 recomendações, divididos pelas secções Sócios e Adeptos (95), Desafios do Ecletismo (38), Sustentabilidade Financeira (34) e Modelo Estratégico para o Futebol (25).
JPS.
Lusa/Fim.