Lisboa, 25 Mar (Lusa) – O presidente do Sporting acolheu hoje com naturalidade os processos instaurados terça-feira pela Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), mas afirmou que o clube só irá pronunciar-se pelos mesmos em sede de inquérito.
“Não há castigos, só há inquéritos. Mas não surpreenderam os inquéritos instaurados, todos estávamos à espera disso”, afirmou Soares Franco, à margem da visita do Secretário de Estado da Juventude e do Desporto ao Museu do Sporting.
Questionado sobre o motivo dos processos disciplinares instaurados à sua pessoa, ao treinador e aos jogadores Pedro Silva e João Moutinho, Soares Franco assinalou que “todos sabem a razão”.
“Toda a gente sabe que os processos foram pelas declarações que os vários protagonistas que estão no inquérito disseram no final do jogo” da Taça da Liga, que o Benfica venceu sábado ao Sporting na marcação de grandes penalidades (3-2), afiançou o responsável “leonino”.
Soares Franco aproveitou ainda a ocasião para manifestar que o polémico assunto Taça da Liga está “completamente encerrado desde ontem (terça-feira)”, pelo que não falou do assunto hoje com Laurentino Dias.
Sábado, na final da Taça da Liga, disputada no Estádio do Algarve, com o Sporting a vencer por 1-0, o árbitro Lucílio Baptista assinalou uma grande penalidade inexistente a favor do Benfica, por alegada mão na bola do brasileiro Pedro Silva e o espanhol Reyes, na conversão, empatou a partida a um golo, aos 75 minutos.
Depois da decisão do juiz setubalense, que já reconheceu o erro, o Benfica conquistou a Taça da Liga no desempate por penaltis, por 3-2.
Soares Franco escusou-se ainda a comentar a troca de delegados que ocorreu para o jogo da Taça da Liga, adiantando que o Sporting “nunca interferiu, nem vai interferir nas nomeações dos delegados”.
O presidente “leonino” considerou ainda que a visita de Laurentino Dias ao Museu das glórias sportinguistas acontece numa semana “importante” para o clube, que realiza no fim-de-semana o Congresso Leonino.
“Trata-se de uma semana importante para o Sporting, na qual vai discutir o Sporting do presente e pistas para aquilo que os sportinguistas querem para o futuro do clube”, manifestou.
RCP/RPM.
Lusa/Fim.