Artes Visuais
Sangue novo e diálogos intergeracionais nas galerias Francisco Fino e Kubickgallery
Cada vez mais, a par do objetivo comercial, as galerias de arte têm-se apresentado como espaços onde é possível experimentar coisas novas, mostrar o trabalho de artistas emergentes ou colocá-los em diálogo com nomes já afirmados do panorama artístico. Exemplo disso são as mostras "Holbein Syndrome" e "YEPSEN(S)", respetivamente patentes até 8 e 1 de março, na Galeria Francisco Fino e na Kubikgallery Lisboa
Sonhar ilhas entre a ficção e a investigação científica
Criada a partir de uma viagem de investigação às Ilhas Selvagens, "Ciguatera", até à data a maior instalação da compositora e artista visual Diana Policarpo, inaugura-se a 22 de fevereiro no Espaço Projeto do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian (CAM). Através de duas enormes esculturas em forma de rocha, de uma paisagem sonora e de diversos vídeos, a artista traz para dentro do CAM uma interpretação do sub-arquipélago madeirense que oscila entre a ciência, a ficção científica e a poesia
Francisco Trêpa - Compulsão criativa
Perfil do escultor que, ao longo do último ano, tem granjeado louvores com uma obra que se radica na exploração da ambiguidade e das relações simbióticas
Stefan Vogel - Arte no limiar do sonho
Após terem passado por Estugarda, Gera e Berlim, ao longo de 2024, as obras do alemão Stefan Vogel chegaram a Lisboa. Até 18 de janeiro, as suas fotografias, videos, colagens e esculturas habitam um cenário sugestivo, ele próprio uma obra de arte, construído pelo artista nas salas da galeria Jahn und Jahn
Khaled Jarrar: “Quero que sejamos livres para podermos narrar a nossa história”
Até 12 de janeiro, o Fórum Arte Braga apresenta "Land After Art", exposição do artista multidisciplinar Khaled Jarrar, que explora a relação com a terra, o povo e a cultura palestinianas. O artista conversou com JL sobre a sua história de vida e um conflito que acabaria por definir a temática de todo o seu corpo de trabalho
Basel Zaraa: “Casa são as pessoas e a comunidade”
“É fundamental mostrar ao público que os palestinianos são refugiados há mais de 70 anos”, diz-nos o autor da instalação interativa "Querida Laila", apresentada este ano em Lisboa, de 20 a 30 de novembro, pela mão do Alkantra Festival
José Loureiro - Pintura indomável
A mais recente exposição de José Loureiro, "Beco das Flores, Canedo do Mato", inaugurou-se a 19 de novembro na Galeria Cristina Guerra. Patente até 11 de janeiro, a mostra apresenta 16 novas telas da série "Narcissus". O JL visitou a exposição e conversou com o artista sobre a beleza que emerge das relações verdadeiras. Com a arte com o Mundo
Romeiros de São Miguel pela lente de Jorge Barros e Pedro Barros
"Romeiros da Fraternidade" resume 37 anos de trabalho fotográfico em torno da Romaria de Nossa Senhora do Rosário, na ilha de São Miguel, nos Açores
Jorge Barros: Imortalizar o encanto da vida
Há quase 50 anos que Jorge Barros percorre Portugal, escrevendo-lhe uma autêntica declaração de amor sob a forma de imagens. No mês em que lança o seu mais recente livro, "Romeiros da Fraternidade", o JL recorda a vida e obra do homem que tão bem tem retratado a paisagem, as gentes e os costumes do nosso país
Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva - Nova vida aos 30 anos
O Museu da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva reabriu portas a 21 de novembro, com uma nova identidade visual, da autoria de Pedro Falcão, e um inovador projeto expositivo, "331 Amoreiras em Metamorfose", concebido pelo novo diretor Nuno Faria
Novo diretor do Museu Vieira da Silva quer contar o passado de olhos postos no futuro
Entrevista a Nuno Faria, novo diretor do Museu da Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva
Howard Bilton soma e segue para a 3ª edição do The Sovereign Portuguese Art Prize
Entrevista a Howard Bilton, criador do Sovereign Portuguese Art Prize, cuja mostra da terceira edição se inaugura hoje, 27 de novembro, na Sociedade Nacional de Belas Artes
Individuais de Suter e McCall no MAAT
A 30 de outubro, inauguraram-se, no MAAT, "Disco" e "Rooms", mostras individuais de Vivian Suter e Anthony McCall. A primeira explora uma relação profunda com os elementos da natureza e a segunda materializa o imaterial, trazendo pela primeira vez a Portugal as famosas esculturas de luz do artista britânico
Fala Mariam de Lisboa - Pintura que dá a ver a vida
Na pintura de Fala Mariam de Lisboa “um milímetro de tela ou de papel pode corresponder a um milésimo de segundo ou a um ano-luz”, afirma Tomás Maia no ensaio de abertura de Fala Mariam de Lisboa — Pintura 2003-2019, editado este ano pela Documenta. A poucos meses do lançamento da monografia, o JL conversou com a artista
Fernanda Fragateiro: "Para compreender e amar a Arte também é preciso acreditar"
No número cujo tema dedica à relação entre Espiritualidade e Arte, o Jornal de Letras ouviu Fernanda Fragateiro sobre a capela que pintou para a Igreja de Santa Isabel, em Lisboa
Samuel Silva - A palavra dada a ver e sentir
Samuel Silva conversou com o JL sobre a materialidade das palavras e a importância do silêncio e da espera enquanto “bolsas de resistência” à vertigem de movimento e pressa que nos consomem hoje em dia
Infinitas as formas da eternidade
O JL dedica o tema desta edição à relação entre Espiritualidade e Arte e ao que Robert Schumann afirmava ser a vocação do artista: “Projetar a luz nas profundezas do coração humano”
Isa Toledo e Keli Freitas - onda de talento vinda do Brasil
O JL dedicou o tema da última edição às dezenas de artistas brasileiros que se têm instalado em Portugal, nos últimos anos. No inquérito que se publica de seguida, a artista plástica Isa Toledo e a atriz e encenadora Keli Freitas revelam, entre outras coisas, por que razão escolheram Portugal e de que forma o país tem influenciado a sua prática artística
Mercado da Arte - Lisboa como "porta para a Europa"
Além dos músicos brasileiros que se têm instalado em Portugal, fenómeno ao qual o JL dedicou o tema da última edição, profissionais de outras áreas criativas chegam, cada vez mais, do "país irmão"
Daniel Blaufuks arquiva fragmentos de vida no MAAT
Os Dias Estão Numerados, exposição de Daniel Blaufuks, patente no MAAT até 7 de outubro, é, nas palavras do fotógrafo, "um ato de resistência" ao mundo digital, graças ao qual voltou "a pegar em canetas e a escrever em papel"