A Super-LumiNova® está hoje amplamente disseminada pela maioria dos mostradores de relógios desportivos produzidos dentro e fora da Suíça. A evolução deste material luminescente tem acompanhado o desenvolvimento da relojoaria, tanto técnica como esteticamente, aplicando-se hoje sobre ponteiros, números ou marcadores, não se restringindo apenas ao ainda dominante tom esverdeado.
A paleta de cores à disposição das manufaturas inclui agora um espetro alargado, onde se incluem tonalidades que imitam bem o passado. Designações como vintage tritium ou vintage radium fazem agora parte de uma coleção de cores que reproduzem os tons envelhecidos visíveis em relógios produzidos na primeira metade do século XX e que se tornaram obrigatórias nos chamados relógios de inspiração neovintage.
A história da evolução da luminescência associada à relojoaria ajuda-nos, assim, a perceber como a indústria chegou ao status quo atual, e, provavelmente, o que o futuro lhe reserva neste domínio. Leia o texto completo no site da Espiral do Tempo