Ok, a Lebre perde e a tartaruga ganha. É assim desde que La Fontaine é La Fontaine. E continua assim na coleção de 10 livros inspirados nas fábulas do autor francês que a Augmented Reality Publisher (ARP) tem vindo a publicar, mas com uma diferença: os livros da editora portuense recorrem a técnicas de realidade aumentada. «Podem ser lidos como qualquer livro; mas também podemos usar tablets ou telemóveis para aceder aos conteúdos de realidade aumentada», explica Filipe Carneiro, da ARP.
A nova coleção da ARP estreou nas livrarias com a fábula da Lebre e da Tartaruga. Até ao final da primeira metade de 2015 a editora, que está sedeada no Parque de Ciência e Tecnologia da Universidade do Porto (UPTEC), deverá editar 10 livros que podem ser lidos da maneira tradicional, ou que permitem a ativação de imagens de realidade aumentada sempre que um telemóvel ou um tablet com a app da ARP instalada passa por cima de uma das ilustrações.
A coleção foi editada com o apoio da Câmara Municipal do Porto, que vê na coleção de livros de realidade aumentada potencial para incentivar os mais pequenos para a leitura.
Cada livro/fábula custa 11,90 euros. A app, que já está disponível para Android e iOS, é gratuita. Filipe Carneiro admite que a realidade aumentada possa revelar-se igualmente útil nos livros técnicos, que podem beneficiar dos recursos multimédia para a ilustração ou demonstração de conceitos.
A ARP sabe que não está sozinha no segmento da Realidade Aumentada, mas conta tirar partido de uma tecnologia de nova geração para fazer a diferença: «A realidade aumentada já não é novidade; o que é novidade é a forma como a fazemos. (Ao contrário do que se fazia até à data,) Não precisamos de usar marcadores nas ilustrações que produzimos para os livros. Só há mais de dois anos é que a tecnologia de tracking de imagens ganhou uma robustez necessária para permitir a ativação de imagens de realidade aumentada com esta rapidez», descreve Filipe Carneiro.
Pode descobrir mais detalhes sobre a ARP no vídeo que se encontra nesta página.