O professor Vijay Kumar e os seus alunos da Universidade da Pensilvânia, Estados Unidos, estão a desenvolver um novo tipo de drones, que seguem alguns princípios dos insetos para conseguirem trabalhar em equipa e de modo autónomo.
Vijay Kumar explicou à Exame Informática que «este tipo de drones são muito mais eficientes do que os drones tradicionais, como os que são utilizados pelas forças militares». O investigador salienta que a maior eficiência e agilidade resultam das leis da física.
Nas demonstrações apresentadas no SolidWorks World 2013, o professor surpreendeu várias vezes o público, sobretudo quando mostrou os seus robôs a recriarem a música mais conhecida dos filmes de James Bond (ver parte final do vídeo).
De acordo com o professor Vijay Kumar, o concerto resultou de um trabalho de apenas três dias feito por dois dos seus alunos, o que reforça o forte caráter autónomo dos drones. Neste sistema, os robôs seguem regras internas próprias para, por exemplo, evitar obstáculos ou reequilibrarem-se muito rapidamente em pleno voo. O controlador humano não tem de coordenar cada um dos robôs, mas sim programar regras que são seguidas por todo o grupo de drones de modo autónomo.