A Uber estará a desenvolver um sistema de conversação por texto (chatbot) baseado em Inteligência Artificial (IA) que vai dar recomendações e acelerar o processo de encomenda de refeições.
De acordo com a agência de notícias Bloomberg, o programador Steve Moser descobriu código dentro da aplicação da Uber Eats que aponta para a chegada iminente deste chatbot. Quando o programador tentou aceder à ferramenta de IA, surge a mensagem: “o assistente de IA foi desenhado para te ajudar a encontrar pratos de restaurantes relevantes e muito mais”.
Ainda segundo a notícia, o chatbot vai perguntar ao utilizador até quanto pretende gastar com a refeição e quais as suas preferências em termos de alimentação, para depois devolver sugestões de comida e estabelecimentos que se enquadram nos critérios descritos.
O diretor executivo da Uber, Dara Khosrowshahi, já tinha anunciado no início do mês que a empresa estava a trabalhar no desenvolvimento de um sistema de IA, mas não tinha adiantado qualquer pormenor sobre os objetivos e capacidades deste sistema.
Segundo a Bloomberg, dois dos principais rivais da Uber num dos seus principais mercados, os EUA, a Doordahsh e a Instacart, estão também a trabalhar na integração de sistemas de conversação para facilitar as encomendas dos utilizadores. A Uber Eats já representa um terço das receitas da tecnológica, que no trimestre passado conseguiu pela primeira vez gerar lucro.