A Microsoft StagingTool é a ferramenta interna que os funcionários da Microsoft usam para aceder a funcionalidades secretas do Windows 11, que ainda não foram divulgadas publicamente ou que estejam em fase de testes. Os entusiastas há muito que recorrem a ferramentas semelhantes, mas nunca tiveram acesso à solução oficial da Microsoft, até agora, altura em que um deslize da empresa de Redmond libertou a StagingTool para a Internet.
O lançamento ocorreu esta quinta-feira durante um evento em que os engenheiros da empresa encorajavam os utilizadores a reportar os bugs encontrados, antes de uma grande atualização.
A descoberta foi feita pelo user do Twitter que dá pelo nome de XenoPanther e a Microsoft foi rápida a reagir, removendo-a. No entanto, foi demasiado tarde e a comunidade de entusiastas já está a utilizar massivamente a StagingTool agora.
A ferramenta é uma app de linha de comandos que permite aos utilizadores ativar ou desativar IDs que ativam certas partes não lançadas do Windows.
Desde sempre que os fãs mais entusiastas se divertem a procurar funcionalidades ocultas do sistema operativo ou a detetar que ferramentas possam estar a ser testadas e, para isso, contam com apps de terceiros como a ViveTool. Agora, podem fazê-lo mesmo com a ferramenta interna da Microsoft, pelo menos até que a empresa corte o acesso ou remedeie a situação.