O Twitter está a desenvolver uma ferramenta que vai permitir partilhar tweets apenas com um grupo específico de pessoas, semelhante ao recurso “amigos chegados” do Instagram. Em julho do ano passado, a empresa apresentou esta nova funcionalidade que apelidou de “amigos de confiança”, mas que agora é chamada de “Flock”.
O programadorl Alessandro Paluzzi tem acompanhado o processo de desenvolvimento da nova ferramenta e partilhado alguns detalhes na sua conta pessoal do Twitter. Este revelou que está a ser desenvolvida uma página que explica que podem ser adicionados até 150 membros e que apenas esses utilizadores podem visualizar e responder aos tweets partilhados. Além disso, disse que também será possível remover utilizadores da lista a qualquer momento sem que estes recebam uma notificação.
Por outro lado, se o utilizador estiver no “Flock” de alguém e essa pessoa partilhar um tweet, abaixo deste irá aparecer uma mensagem idêntica a “Podes ver este tweet porque o autor te adicionou ao Flock”, o que facilitará a distinção entre amigos próximos e outros utilizadores que a pessoa segue no Twitter. Para limitar os tweets a esta lista, a rede social vai ter a opção de selecionar o público antes de o tweet ser partilhado.
Tatiana Britt, porta-voz do Twitter, disse em comunicado à publicação The Verge que a rede social está a “explorar formas de permitir que as pessoas partilhem de forma mais privada” e que “não temos mais notícias para partilhar sobre o recurso no momento, mas podemos confirmar que ‘Twitter Flock’ é apenas um nome provisório”. Para já ainda não se sabe quando é que a nova funcionalidade ficará disponível para todos os utilizadores.
O Twitter já tinha lançado, em setembro, a ferramenta “Comunidades” para convidados, que permite que o utilizador se conecte com outros utilizadores com interesses semelhantes, ao limitar os conteúdos que partilha a essa comunidade.