A Bolt lançou uma nova funcionalidade que impede o utilizador de desbloquear trotinetes e bicicletas caso esteja sob o efeito de álcool, de forma a promover a responsabilidade e a segurança de quem conduz e dos restantes ocupantes da via pública.
De sexta a sábado, entre as 23h59 e as 6h00 do dia seguinte, os utilizadores terão de passar num teste cognitivo integrado na aplicação – que é mostrado ao digitalizarem o código QR para desbloquear as trotinetes e as bicicletas em todas as localidades onde se encontrem disponíveis. O teste avalia a forma como o álcool afeta a velocidade das reações através do tempo de resposta do utilizador a três mudanças de imagem. Se exceder um determinado limite de tempo, ou caso o utilizador salte o teste, a aplicação não permite desbloquear a trotinete ou a bicicleta e recomenda que o utilizador conclua a sua viagem com um motorista da Bolt.
Santiago Páramo, responsável de micromobilidade da Bolt em Portugal, afirma em comunicado que esta é uma forma de “criar viagens mais seguras e responsáveis, tanto para os utilizadores, como para os restantes ocupantes da via pública”. Este destaca que a ferramenta inovadora permite “uma mobilidade urbana mais eficiente e segura, contribuindo para melhorias na qualidade do ambiente das cidades”.
O serviço de trotinetes e bicicletas elétricas está integrado na aplicação da Bolt, sendo apenas necessário escolher o ícone do serviço e digitalizar o código QR para as desbloquear e iniciar viagem. Disponíveis em 165 cidades de 20 países, estes serviços de micromobilidade estão presentes, em Portugal, em Lisboa, Braga, Coimbra, Barcelos, Setúbal e Cascais.