A Spin, subsidiária de micromobilidade da gigante automóvel Ford, estreia-se no mercado português e Matosinhos é a primeira cidade onde o serviço de trotinetes elétricas ficará disponível. A Exame Informática tinha revelado em julho, em primeira mão, a chegada da Spin a Portugal.
Cumprindo a promessa de querer “criar bons casos de sucesso de mobilidade partilhada em Portugal”, a Spin vai arrancar também com uma parceria com o CeiiA – Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto na implementação do AYR – um projeto do CEiiA que permite quantificar as emissões de dióxido de carbono (CO2) poupadas por cada utilizador e trocá-las por créditos que dão descontos em serviços de mobilidade sustentável ou na fatura de eletricidade associada ao carregamento de veículos elétricos.
A Spin revela ainda que irá assinar protocolos de cooperação com o corpo dos bombeiros de Matosinhos, “que implicará a cedência de 10 trotinetes da Spin para os bombeiros se deslocarem pela cidade”, sublinha a subsidiária da Ford em comunicado.
O serviço irá ser apresentado nesta segunda-feira, 6 de setembro, pelas 16 horas na Câmara Municipal de Matosinhos e contará com a intervenção de Pedro Gaspar do CEiiA, Filippo Brunelleschi, diretor nacional da Spin em Espanha e Portugal, e do vereador para a mobilidade em Matosinhos, José Rodrigues.
A empresa prevê ainda que o serviço de trotinetes elétricas fique disponível em mais municípios antes do final de 2021, um plano inserido numa estratégia de expansão e consolidação da Spin na Península Ibérica, confirmou a empresa anteriormente à Exame Informática.
“Todas as cidades da Europa terão como objetivo nesta década proporcionar o acesso a sistemas de transporte seguros, acessíveis, sustentáveis e a Spin pretende ser um dos parceiros das cidades portuguesas para atingir estas metas”, referiu a empresa em julho. A subsidiária da Ford tenciona adaptar os seus planos de mobilidade a cada município, tendo em consideração as características de cada cidade de modo a propor soluções especificas.
De recordar que a empresa já conta com veículos de micromobilidade (para deslocações curtas) em várias cidades a nível global, incluindo cidades europeias. Fazem parte dos serviços da Spin trotinetes elétricas de duas e três rodas, sendo que as últimas contam com um sistema de Inteligência Artificial para condução autónoma, que permite ao utilizador chamar a trotinete até si ou à Spin fazer o estacionamento remoto do veículo, para que não fique parado em zonas além das que são permitidas. Em julho, a empresa deixava em aberto a hipótese de trazer para Portugal estes modelos mais avançados de trotinetes.