A Microsoft está numa fase avançada dos testes aos alertas que indicam ao utilizador que «já tem o Microsoft Edge – o browser mais rápido e seguro para o Windows 10». Esta mensagem aparecerá quando o utilizador tentar instalar o Chrome ou o Firefox e está a ser testada agora na atualização do Windows 10. O The Verge avança, no entanto, que estes alertas não devem aparecer já na próxima atualização do sistema operativo, prevista para outubro.
Recorde-se que no passado a Microsoft mostrava notificações aos utilizadores do Chrome para os incentivar a mudar para o Edge, mostrou anúncios ao OneDrive no Explorador de Ficheiros e ainda tentou forçar os utilizadores do Windows 10 Mail a usar o Edge para todos os links.
A medida marca um novo capítulo na guerra dos browsers, com a Microsoft a já ter alguns alertas semelhantes que tentam desviar os utilizadores para o Edge. A implementação de mais um pop-up pode ser cancelada, caso o feedback dos utilizadores seja negativo e conduza a comentários mais irados.