Quem tem, entre outros, os Nexus 6 e 6P vai começar a ser notificado para instalar a versão 7.0 do Android. Como sempre, a atualização não é disponibilizada a todos os utilizadores ao mesmo tempo. Mesmo quem tem um Nexus (os telefones pensados pela Google e encomendados a fabricantes) pode ter ainda de esperar algumas semanas para ter acesso à nova versão do Android, batizada de Nougat.
Esta é uma versão inovadora: é a primeira que foi disponibilizada como disponibilizada numa versão de pré-lançamento para que os utilizadores pudessem comentar e ajudar a melhorar a versão final.
Esta “experimentação” foi efetuada ao abrigo do novo Programa beta do Android, onde os utilizadores com conta Google e que tenham telefones elegíveis (Nexus, Pixel C (tablet) e Android One) podem aceder de forma mais rápida às novas versões deste sistema operativo.
Os restantes utilizadores de dispositivos Android vão ter de esperar pela disponibilização desta versão. A atualização é feita pelos fabricantes e é sempre mais demorada.
Algumas das novidades do Android Nougat
- Suporte nativo para duas apps a serem mostradas ao mesmo tempo no ecrã. Esta é uma das principais novidades da mais recente versão do Android. É uma funcionalidade que já existe para quem tem um telefone LG ou Samsung, por exemplo. Isto quer dizer que vai ser mais fácil alternar entre apps abertas.
- Há um maior suporte para idiomas e são 72 os novos emoji que se juntam aos quase 1500 já incluídos no sistema.
- Existe um novo modo de Realidade Virtual. Desenhado para melhorar a experiência nos telefones compatíveis.
- A API gráfica mais poderosa também vai permitir gráficos e experiências visuais mais conseguidas.
- Basta mover o telefone para o bolso ou para a mala para que o Android entre em modo de poupança de bateria.
- Notificações mais personalizadas, controlos de segurança avançados (encriptação ao nível dos ficheiros, por exemplo) e arranques mais rápidos.
Pode saber mais sobre esta versão do Android no site oficial da Google.