A app Xbox Music foi lançada em outubro para os aparelhos com Windows 8 e Windows RT. No entanto, o serviço apresentava uma interface bastante lenta e com falhas.
A renovada app de música permite tocar uma música com apenas dois cliques, em vez dos seis que são necessários atualmente, oferece uma caixa de pesquisa “persistente”, suporta música a partir de cartões SD e permite a reprodução de músicas fora do catálogo Xbox Music.
Além da alteração da interface, a Microsoft inclui novas funcionalidades, como Calculator, Sound Recording, Scan, Reading List ou Movie Moments. Esta última permite a edição de vídeos numa interface tátil. A Reading List permite colar URLs ou snippets de outras aplicações, noticia o The Verge. O Sound Recorder, a Calculator e a Scan são apps adaptadas para os ecrãs táteis.
Por outro lado, a Windows Store também vai ser alterada e adaptada para funcionar em modo retrato nos ecrãs de sete e oito polegadas. A nova loja de aplicações vai melhorar os tops de apps e os métodos de pesquisa e sugestão de novas apps, conforme a biblioteca do utilizador.
A Microsoft incluiu ainda vários vídeos com tutoriais e dicas de utilização da nova interface 8.1.
A preview do Windows 8.1 deve estar disponível a partir de 26 de junho.