
Seja em computadores de secretária, seja em portáteis, apenas 39% a 40% dos utilizadores usam mais de uma aplicação da interface Metro por dia. Já nos tablets com Windows 8, 56% dos utilizadores abrem mais do que uma aplicação “moderna”. Estes dados parecem indicar que, mesmo com o Windows 8 instalado, os utilizadores estão a preferir uma interface mais clássica, como a do Windows 7.
A Soluto analisou o perfil de utilização de 10.800 aparelhos com Windows 8 e subdiviu-os em quatro categorias: secretária, portátil, portátil com ecrã tátil e tablet. As grandes empresas ficaram de fora deste estudo, explica a ComputerWorld.
Em média, o utilizador lança 10,5 aplicações modernas por semana. Nos tablets, este número aumenta para as 19 aplicações. Por categorias, as diferenças ainda são mais notórias. Nos computadores de secretária abrem-se 1,4 aplicações diariamente, ou seja, 9,9 aplicações por semana, por exemplo.
«O comportamento básico é saltar logo para o desktop. As pessoas não consideram a interface Metro intuitiva», explica Roee Adler, responsável da Soluto.
O estudo da Soluto não revela quanto tempo é que as aplicações foram usadas, depois de abertas. A aplicação de email e calendário da Microsoft é usada por 86% dos inquiridos, sendo usada em média 4,4 vezes por semana.
Este estudo vai ao encontro dos críticos da interface moderna Metro e ajudam também às críticas à Windows Store. Recorde-se que a comunidade e os analistas apontam que a falta de algumas aplicações essenciais na loja da Microsoft pode conduzir a um maior desinteresse por parte dos utilizadores.