O Google Maps já chegou a App Store. Esta nova aplicação traz de volta todas as funcionalidades que o antigo Mapas fornecido com o iOS apresentava, antes de a Apple ter optado por substituir os mapas da Google pela sua própria solução no iOS 6. Mas há também novidades.
Para começar, o novo Google Maps é funcionalmente muito similar à versão que já conhecíamos para Android. Mas houve uma clara adaptação ao universo Apple, a começar pela interface limpa e minimalista, ao etilo do que já acontecia com a versão mais recente do Gmail.
Aliás, curiosamente, esta App está um pouco à frente da versão para Android. Por exemplo, no iPhone é possível expandir as direções e os detalhes dos locais através de uma passagem rápida com o dedo na vertical, de baixo para cima. No geral, a versão para iOS precisa de menos toques para aceder à informação pretendida.
Como seria de esperar, há instruções “turn-by-turn” e os mapas são vetorizados para diminuir a quantidade de dados que é necessário descarregar.
Infelizmente, ainda não há versão otimizada pera iPad nem grafismo 3D. Não é também a melhor opção para quem procura uma alternativa que permita o funcionamento offline – neste caso, o Nokia Here continua a ser o preferível entre as soluções gratuitas.
Versão: 1.0
Última atualização: 13 de dezembro de 2012
Requisitos: iOS 5.1 ou posterior, iPhone 3GS, iPod Touch (3ª geração) e iPad
Tamanho: 6,7 MB
Preço: Grátis