A Lampsy Health, uma startup portuguesa especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para pessoas com epilepsia, anunciou a captação de um investimento de 230 mil euros. A ronda foi liderada pela Fundação Ageas e contou ainda com a participação das business angels (investidores individuais em fases iniciais do projeto) Susana de Sousa e Ellie Asgari. Com este novo financiamento, a empresa pretende lançar o produto no mercado europeu já no início de 2026.
Fundada por Vicente Garção e Leonor Pereira, e com a participação de Joana Pinto, a empresa desenvolveu um dispositivo integrado num candeeiro, baseado em Inteligência Artificial (IA), que consegue detetar ataques epilépticos com uma precisão de 99%. Em caso de emergência, o sistema envia alertas automáticos para cuidadores ou contactos de emergência.

Atualmente, a Lampsy Health está a validar o dispositivo em colaboração com todas as unidades de epilepsia dos hospitais públicos da Área Metropolitana de Lisboa, um processo essencial para obter a certificação médica do produto a nível europeu.
“A Fundação Ageas viu neste projeto uma oportunidade de criar um impacto significativo na saúde e bem-estar”, podemos ler no comunicado de imprensa. As investidoras Susana de Sousa, especialista em experiência do cliente, e Ellie Asgari, médica no Reino Unido, sublinharam a “relevância global” do problema e a robustez tecnológica da solução portuguesa.
Para Vicente Garção, diretor executivo (CEO) da Lampsy Health, este investimento representa “um passo fundamental para expandir a rede de parcerias estratégicas e preparar uma entrada eficaz no mercado”. O objetivo final, destaca, é garantir “segurança e paz de espírito a todas as famílias que vivem com epilepsia a nível mundial”.
A startup tem planos para levantar mais um milhão de euros até ao final do ano, através de investidores nacionais e internacionais. Já é possível inscrever-se na lista de espera para o produto através do site oficial da empresa.
Leia aqui a reportagem da Exame Informática sobre a Lampsy Health na WebSummit de 2024.