O governo do Reino Unido aprovou a regulamentação que exige à Apple a criação de uma ‘porta dos fundos’ que permita às autoridades o acesso a dados encriptados na iCloud. A Apple não concorda com este pedido e, no meio do braço de ferro, acabou mesmo por desligar a Advanced Data Protection (ADP) na iCloud naquele país. Estas ferramentas permitem aos utilizadores ativar a encriptação ponto-a-ponto, tornado os dados indecifráveis para as autoridades e para a própria Apple.
A Apple confirma que “a ADP protege dados iCloud com encriptação ponto-a-ponto, o que significa que os dados só podem ser desencriptados pelo utilizador que os detém e em dispositivos de confiança. Estamos muito desapontados porque as proteções ADP não vão estar disponíveis para os nossos clientes no Reino Unido dadas as contínuas quebras de dados e outras ameaças à privacidade dos consumidores”, cita o Engadget.
Uma notificação para os novos utilizadores de iPhone, Mac e iPad naquele país dá conta de que a ADP já não está disponível. Quem já tenha o ADP ativado, deve manualmente desativar a encriptação para manter a conta iCloud. Nesta fase, a Apple irá permitir um período de transição, mas ainda não se sabe durante quanto tempo.
Esta decisão não afeta a encriptação segura de todos os serviços Apple no país: iMessage, palavras-chave, dados de saúde e outros irão continuar a estar protegidos com encriptação ponto-a-ponto.
Alterações legislativas aprovadas no ano passado no Reino Unido conferem às forças de segurança e de inteligência com a capacidade de pedir acesso a este tipo de dados. Na semana passada, foi aprovada a regulamentação para ser pedida à Apple a criação de uma ‘porta dos fundos’ que dê acesso aos dados encriptados dos utilizadores para poderem lidar com “ameaças de terroristas, atores estatais hostis, abusadores de crianças e gangues criminosos”.
“A Apple mantém o compromisso de oferecer aos utilizadores os padrões mais elevados de segurança para os seus dados pessoais e esperamos poder continuar a fazer o mesmo no Reino Unido. Como dissemos várias vezes, nunca construímos uma porta dos fundos ou chaves-mestras para nenhum dos nossos produtos ou serviços e nunca o faremos”, posiciona-se a empresa da ‘maçã’.