A BGI e o EIT Digital lançaram a oitava edição do Scaleup Portugal Report, um relatório que analisa mais de 300 startups criadas entre 2019 e 2023 e destaca as 25 tecnológicas mais promissoras de 2024. As 334 empresas analisadas geraram 188 milhões de euros de receitas totais no último ano e registaram um crescimento de 44% do Valor Acrescentado Bruto nos últimos cinco anos.
A i-charging, a Bloq.it e o 360hyper surgem nos três primeiros lugares de um ranking que é maioritariamente ocupado por startups do setor de Tecnologias de Informação e Comunicação (52%), seguindo-se o Consumer & Web (28%). Por volume de negócio, o setor CleanTech & Industry 4.0 contribui com 49% das receitas totais. As empresas do setor MedTech & Health IT não atingem Top25, o que indica que o setor ainda se encontra em fases iniciais de crescimento.
O relatório revela um impulso notável no ecossistema tecnológico português com as principais startups a angariar um total de 87 milhões de receitas, o equivalente a 47% das receitas totais. Por regiões, Lisboa é o principal polo de empreendedorismo e inovação, com 34% das startups avaliadas e 43% do mercado total, seguindo-se Porto (17%) e Aveiro (8%).
Em termos de investidores, Portugal Ventures e Unicorn Factory Lisbon são os líderes, com 22 e 12% do total de investimentos.
O relatório completo deste ano pode ser descarregado aqui.