A Counterpoint Research publicou o ranking do segundo trimestre deste ano referente aos smartphones mais vendidos no mundo. Em igual período do ano passado, a Xiaomi conseguiu intrometer-se com o Redmi Note 11 LTE Global, mas este ano, o trimestre é exclusivamente Apple e Samsung.
A Apple domina nos quatro primeiros lugares da tabela, com os modelos lançados há um ano da família 14 (14, 14 Pro Max e 14 Pro) e outro mais antigo, o iPhone 13. No restante top 10, encontramos seis modelos da Samsung (A14, A54, A14 5G, S23 Ultra, A04e e A34).
Apesar de uma quebra ligeira, a fatia da Apple no top-10 mantém-se nos dois dígitos e o modelo base regista uma tendência de crescimento na América do Norte e Europa. O iPhone modelo Pro tem vindo a conquistar uma grande fatia dos mercados da Ásia e da Europa.
Na séria A da Samsung, Asia e LATAM são as regiões onde a família é mais popular, com mais de 60% das vendas de todos os série A do trimestre. O único smartphone de topo de gama da Samsung nesta lista é o S23 Ultra, que deve muito este feito ao desempenho nos mercados da América do Norte e Europa Ocidental que, combinadas, são responsáveis por mais de dois terços das vendas.
Esta lista da Counterpoint Research contabiliza as vendas efetivamente realizadas.