Depois de um teste piloto no Brasil, a WhatsApp anuncia que o Diretório vai expandir-se para todo o país e mais quatro localizações. O objetivo é ajudar os utilizadores a encontrar os contactos de lojas e negócios que usem o WhatsApp Business, numa clara aposta de marcar presença no segmento do comércio.
Os utilizadores de Brasil, Colômbia, Indonésia, México e Reino Unido vão poder procurar também os contactos de grandes empresas que tenham o WhatsApp Business como forma de contacto, podendo encontrar empresas da banca, do setor alimentar, de bebidas e de viagens.
A funcionalidade do Business Search cria um repositório único que permite aos utilizadores não terem de perder tempo à procura dos contactos telefónicos das organizações que prestam serviços em alguns setores do retalho nas suas páginas web. O objetivo da WhatsApp parece claro: tornar a plataforma de mensagens num motor para o comércio e obter receitas dessa forma. O segmento de anúncios click-to-WhatsApp cresceu 80% face ao ano anterior e pode vir a gerar 1,5 mil milhões de dólares em receitas, explica o Tech Crunch.
Mark Zuckerberg explicou durante a conferência no Brasil que “queremos tornar fácil que as pessoas possam fazer mais no WhatsApp. Parte disso é construir melhores formas para interagirem com negócios. Enquanto milhões de negócios usam a plataforma para chat, não simplificamos a descoberta de novos negócios ou de compras, pelo que as pessoas tiveram de recorrer a meios alternativos. O objetivo aqui é que seja fácil encontrar, enviar mensagens e comprar a partir de negócios, dentro do mesmo chat de WhatsApp”.